“O padre” e “Blade Runner” são as atrações do projeto Estacine
O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, exibe, neste sábado (23), pela Mostra Gênero Diverso, o polêmico filme “O padre”. Já no domingo (24), tem o clássico cult “Blade Runner – O caçador de andóides”, com Harrison Ford, Sean Young e Rutger Hauer, pela Mostra Ficção Científica. A sessão vai ser comentada pelo especialista em cinema Andrés von Dessauer. A entrada é gratuita e os filmes começam sempre às 16h, no miniauditorio 1 da Estação das artes.
“O padre” – (“Priest”, Reino Unido, 1994, 1h45min). A produção irlandesa, dirigida por Antonia Bird, conta os dilemas do jovem padre Greg Plilkington (Linus Roache) durante a iniciação do sacerdócio.
Recém-chegado à Paroquia de Liverpool, o padre se choca com as atitudes liberais de seu novo supervisor, o padre Mathew (Tom Wilkinson), que mantém um relacionamento com uma mulher, quebrando os votos obrigatórios de castidade.
Após a confissão que ouve de um pai que violentava a filha, o jovem sacerdote põe em xeque a sua própria fé e as regras do sigilo confessional. Com a fé abalada, decide também assumir seus instintos e se envolve com um rapaz. Uma vez proclamado o escândalo, padre Greg sente na pele o preconceito dos fiéis.
“Blader Runner – O caçador de andróides” – (“Blade Runner”, EUA, 1982, 1h57min). Ficção científica com ares de filme noir dos anos 50, “Blade Runner” resulta em um cenário urbanóide onde o caçador se torna a caça. Dirigido por Ridley Scott, da obra de Philip K. Dick (“Do Androids Dream of Eletric Sheep?”), os cenários são ambientados em uma Los Angeles futurista de 2019, onde a superpopulação e o amontado de imóveis remetem a um bazar tecnoasiático e a chuva ácida não para de cair.
Grandes empresas produzem robôs orgânicos, chamados replicantes, que são banidos da Terra e despachados para colônias de trabalhos forçados. Os que voltam são caçados impiedosamente pelos ‘bladerunners’.
O detetive aposentado Dick Deckard (Harisson Ford) é convocado para uma última cruzada, em que acaba se apaixonando por uma de suas caças, uma replicante “demasiado humana” (Sean Young), assim como outros que assim se adaptaram para não sofrer discriminação. A postura é inadmissível para um profissional do seu porte e dá margem a discussões sobre o papel da tolerância num mundo em que as diferenças são compatibilizadas em espaços cada vez menores.
Serviço:
Projeto Estacine
Mostra Gênero Diverso
“O padre”
Dia: sábado (23)
Mostra Ficção Científica
“Blade Runner – O caçador de andróides”
Dia: domingo (24)
Horário: 16h
Local: miniauditório 1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270/8303
Sessões gratuitas