Quarteto de cordas é a atração da noite desta quinta do festival

Por - em 520

Virtuosos da América do Sul unem-se num quarteto de cordas para tocar músicas de câmara, fechando à noite de apresentações desta quinta (5), às 20h, na Federação Espírita Paraibana. São eles: o brasileiro naturalizado holandês Alberto Jonhson (violino), a brasileira Ana Chamorro (violoncelo), o chileno Samuel Espinoza (viola) e a argentina Pamela Kubrick, que tocará num raro violino Joseph e Antonius Gagliano de 1700.

O concerto é um dos programados pelo I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O evento traz nomes de 12 países diferentes em 22 concertos, ocupando com a música clássica igrejas históricas do Centro e demais pontos da Capital, todos com entrada franca.

O programa do quarteto formado especialmente para o festival começa com “Arte da Fuga”, uma das obras-primas de Bach. Puccini, no seu quarteto “Crisantemi”, de um único e contínuo movimento, foi escrito em apenas uma noite de 1890, como uma reação sua à morte do Duque de Savoy.

Arriaga (1806-1826), o terceiro que será executado neste programa, publicou seus três quartetos em Paris, em 1824. O “Lamento Quichua”, de Luis Gianneo (1897-1968) é uma parte de “Três Peças Criollas”, do compositor argentino, para quarteto de cordas. O também argentino Astor Piazzolla marca presença com a belíssima “La Muerte del Ángel”, aqui em versão para quarteto de cordas.

Serviço:

Data: quinta (5), às 20h

Local: Federação Espírita Paraibana (Avenida Bento da Gama, 555, Torre)

 

Intérpretes: Alberto Johnson (violino), Pamela Kubik (violino), Samuel Espinoza (viola) e Ana Maria Chamorro (violoncelo)

 

Programa:

 

Bach – A arte da fuga (Allegro moderato/ Allegro vivo / Andante)

Puccini – Crisantemi (Andante)

Arriaga – Quarteto nº 3 (Allegro/ Pastorale andantino/ Menuetto alegro, plus lent/ Presto agitato)

Gianneo – Lamento Quichua (Lento)

Piazzolla – La muerte del Ángel (Allegro)

 

I Festival Internacional de Música Clássica

Quando: de 1° a 7 de dezembro
Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129 ou 8700-3797)

festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instagram: @funjopeJP