Grupos de capoeira fazem apresentação na Festa de Iemanjá

Por - em 584

Onze grupos de capoeira de João Pessoa se apresentam em jogos simultâneos neste domingo (8), das 18h às 20h30, no Busto de Tamandaré, antes da reverência a Iemanjá no seu dia. O Encontro de Capoeiras é uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Associação Cultural Paraibana de Zumbi Bahia (Aczumba), com a proposta de valorizar esse misto de dança e arte marcial que agora, por lei, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

“Queremos promover as rodas da Paraíba e propagar os seus benefícios para a saúde: na melhora dos reflexos, condicionamento, elasticidade e convívio”, diz Mestre Cabedelo, da coordenação da Aczumba. Ele ressalva que os grupos que não conseguiram se registrar a tempo na Funjope, e quiserem participar, serão bem-vindos.

Mestre Naldinho, do grupo Capoeira Angola Comunidade, do Bairro dos Novais, orgulha-se por ser um dos precursores da dança na Paraíba (o seu grupo surgiu em 1980, três anos depois do primeiro registrado aqui). “Atendemos 250 crianças da capital, Conde, Bayeux e Santa Rita e nos orgulhamos quando formamos mestres que ajudam a disseminar a prática Brasil e mundo afora”, diz. O curso de formação para mestres dura dois anos.

“A capoeira deveria ser incluída na grade curricular das escolas brasileiras pelo seu intrínseco valor cultural e apelo que exerce junto as crianças, em especial as que estão em situação de risco. Não podemos desprezar que uma roda de capoeira não é apenas movimentos de dança e acrobacias, mas resgata em sua história os elementos que estão na origem de nossa etnicidade”, avalia José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope.

Serviço:

Festa de Iemanjá de João Pessoa com Encontro de Capoeiras

Quando: domingo (8)
Horário: 18h às 20h30
Local: Busto de Tamandaré
Informações: José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope (8822-3540)

Mestre Cabedelo, da coordenação da Aczumba (9667-8725, 8804-7484)