Grupos de capoeira fazem apresentação na Festa de Iemanjá
Onze grupos de capoeira de João Pessoa se apresentam em jogos simultâneos neste domingo (8), das 18h às 20h30, no Busto de Tamandaré, antes da reverência a Iemanjá no seu dia. O Encontro de Capoeiras é uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Associação Cultural Paraibana de Zumbi Bahia (Aczumba), com a proposta de valorizar esse misto de dança e arte marcial que agora, por lei, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil.
“Queremos promover as rodas da Paraíba e propagar os seus benefícios para a saúde: na melhora dos reflexos, condicionamento, elasticidade e convívio”, diz Mestre Cabedelo, da coordenação da Aczumba. Ele ressalva que os grupos que não conseguiram se registrar a tempo na Funjope, e quiserem participar, serão bem-vindos.
Mestre Naldinho, do grupo Capoeira Angola Comunidade, do Bairro dos Novais, orgulha-se por ser um dos precursores da dança na Paraíba (o seu grupo surgiu em 1980, três anos depois do primeiro registrado aqui). “Atendemos 250 crianças da capital, Conde, Bayeux e Santa Rita e nos orgulhamos quando formamos mestres que ajudam a disseminar a prática Brasil e mundo afora”, diz. O curso de formação para mestres dura dois anos.
“A capoeira deveria ser incluída na grade curricular das escolas brasileiras pelo seu intrínseco valor cultural e apelo que exerce junto as crianças, em especial as que estão em situação de risco. Não podemos desprezar que uma roda de capoeira não é apenas movimentos de dança e acrobacias, mas resgata em sua história os elementos que estão na origem de nossa etnicidade”, avalia José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope.
Serviço:
Festa de Iemanjá de João Pessoa com Encontro de Capoeiras
Quando: domingo (8)
Horário: 18h às 20h30
Local: Busto de Tamandaré
Informações: José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope (8822-3540)
Mestre Cabedelo, da coordenação da Aczumba (9667-8725, 8804-7484)