Instrumentistas encerram penúltimo dia de festival com Mozart e Webe

Por - em 437

Sete instrumentistas internacionais se reúnem para fechar o penúltimo dia de concertos do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. A apresentação será nesta sexta (6), às 20h, no Espaço Gospel (Avenida Ruy Carneiro, Miramar). Em diferentes ensembles, tocarão os violinistas Nathan Olson (USA) e Pamela Kubik (Argentina), os violistas Igor Bobylev (Ucrânia) e Samuel Espinoza (Brasil/Chile), e os holandeses Fred Pot (violoncelo), Arjan Woudenberg (clarinete) e Laurens Otto (trompa). A entrada é gratuita.

Atingindo grande sucesso de público, que lota todas as salas de concerto, o festival é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa desta sexta é intenso e raro. No repertório, músicas de câmara de Bruckner, entrada de trompa e viola no quinteto kv 407, de Mozart, e de clarinete no Quinteto de Weber op 34.

Intérpretes – O clarinetista holandês Arjan Woudenberg estudou no Conservatório Den Haag, a mais tradicional instituição de música da Holanda, e no de Amsterdã. Depois de terminar seus estudos em 2003, assumiu a vaga de primeiro clarinetista da Filarmônica da Radio Holandesa e da Radio Kamer Filharmonie. Foi solista em várias orquestras européias. Com o Quarteto De Doelen gravou o concerto de câmara de Karl Amadeus Hartmann para a gravadora alemã Cybele Records.

Laurens Otto – O trompista estudou no Conservatório de Rotterdam, na Holanda, com Martin van de Merwe e Bob Stoel. Apresentou-se com o Erard Ensamble e Swietensociety. Apreciador da música contemporânea, lançou na Holanda obras-solo de Patrick van Deurzen, Rocco Havelaar e Ron Ford en Brewaeys. Desde 2003 é o primeiro trompista da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. Toca ainda com a Orquestra Filarmônica de Rotterdam, Doelen Ensemble, Nederlands e Blazers Ensemble e com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã.

Igor Bobylev – O violista nasceu em Kiev, na Ucrânia. Estudou no Instituto Gnessin, em Moscou, com Juri Jurov. Foi chefe de naipes da Orquestra Filarmônica de Moscou e da Sinfônica e Filarmônica da Rádio Holandesa. Integrou a renomada Orquestra de Câmara Virtuosos, de Moscou, sob a regência de Vladimir Spivakov. Participou de diversos festivais como o Sarah Chang, Quirine Viersen, Helen Donath e Slomo Mintz.

Pamela Kubik – Nasceu em Buenos Aires, onde começou os estudos de violino com o pai, o renomado Rodolfo Kubik. Seguiu para a Suíça na International Menuhin Music Academy e diplomou-se na Hochschule für Muzik Stuttgart. Estudou também com o Quarteto Amadeus. Fez parte do naipe dos primeiros violinos na Filarmônica de Buenos Aires, Rotterdams Philharmonisch Orkest, Radio Kamerorkest, Netherlands Radio e Symfonie Orkest.

Nathan Olson – Nasceu em Berkeley, Califórnia, e graduou-se no Institute of Music’s do Concertmaster Academy em Cleveland, onde estudou com William Preucil e Paul Kantor. É concertino da Orquestra Sinfônica de Dallas. Vencedor do concurso Joseph and Elsie Scharff, atuou como solista em orquestras como a Dallas Symphony, Canton Symphony Orchestra, City Music Cleveland, San Francisco Chamber Orchestra, Berkeley Symphony, Oakland East Bay Symphony, Lexington Bach Festival Orchestra. É primeiro violinista do Quarteto de Cordas Baumer.

Fred Pot – O cellista holandês estudou com Carel Van Leeuwen Boomkamp, em Utrecht, e Jean Decroos, no Royal Conservatory, em Haia, Holanda. Após um período na Radio Philharmonic, ingressou na Royal Concertgebouw Orchestra de Amsterdã em 1971, onde atualmente é um dos primeiros violoncelistas e 2º solo-cello. Com esta orquestra tem participado de turnês pela Europa, EUA, Japão, Ásia e América Latina. Foi membro da Concertgebouw Piano Quartet, do Dubinsky Piano Trio e do Netherlands Cello Quartet.

Samuel Espinoza – O violista chileno é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Apresentou-se pela América Latina e Europa tocando música de câmara. Leciona em festivais internacionais de música, sendo considerado pela crítica como um dos maiores violistas em atividade no Brasil. Atualmente é o diretor artístico do Quinteto Uirapuru.

 

Serviço:

Data: sexta (6), às 20h

Local: Espaço Gospel (Av. Ruy Carneiro, s/n em frente à sub-estação da Energisa, no Miramar)

 

Programa

Bruckner – Intermezzo em ré menor para quinteto de cordas

Maarten Jense – Tango (quinteto com clarinete)

Mozart – Quinteto de Trompa com duas violas em mi bemol maior Kv 407 (Allegro /Andante/ Rondo)

 

Weber: Quinteto com clarinete op. 34 em si bemol (Allegro/Fantasia (Adagio ma non troppo) / Menuetto / Rondo (Allegro giocoso)

 

I Festival Internacional de Música Clássica

Quando: de domingo (1°) a 7 de dezembro
Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)

festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instagram: @funjopeJP