Choroamigo e Sambamigo são as atrações do Sabadinho Bom

Por - em 293

Com uma formação base, os grupos Choramigo e Sambamigo são as duas atrações deste sábado (28) do projeto Sabadinho Bom, a partir das 11h30, na Praça Rio Branco, Centro Histórico. A programação será iniciada com o Choramigo, grupo formado em 2000 com o intuito de tocar choros clássicos.

O repertório será composto basicamente por clássicos como ‘Bole Bole’ (Jacob do Bandolim), ‘Perigoso’ (Orlando Silveira), ‘Vou Vivendo’  e Ingênuo (ambas de Pixinguinha), ‘Recado’ (Rossini Ferreira) e ‘Acariciando’ (Abel Ferreira).

O grupo é composto pelos músicos Pelágio (violão de sete cordas), Alisson Cavalcante (pandeiro), Arnould Silva (bandolim), Júnior do Cavaco (cavaquinho) e Sérgio Ayres (flauta). Atualmente o grupo planeja executar três projetos: a gravação de um CD com choros cantados, outro com canções inéditas no gênero e um terceiro cantando clássicos e composições contemporâneas do chorinho. Este que une tradição e modernidade será o primeiro a ser gravado com canções de Sivuca, Pixinguinha, Pelágio, Bebé de Natércio e Ernesto Nazareth.

Choramigo surgiu durante as rodas de chorinho realizadas no Bar do Baiano, reduto de artistas e intelectuais nos Bancários, e daí para a criação de um repertório e uma série de apresentações por vários locais da cidade. O grupo mantém como registro o DVD-demo de uma das apresentações no Sabadinho Bom em 2011 como cartão de visita.

Tradição do suingue – O espaço reservado ao samba, a partir das 14h, tem quase a mesma formação de músicos do Choramigo no grupo Sambamigo, que se tornou uma extensão do primeiro pela proximidade do chorinho com o samba e o desejo de tocar essencialmente composições da velha guarda, unindo os universos conceituais de Cartola, Nelson Cavaquinho aos de João Nogueira e Roberto Ribeiro. Um universo do samba mais tradicional do que meramente romântico, como reforçou Pelágio, integrante do grupo.

O público pode esperar um repertório clássico formado por canções a exemplo de ‘O Sol e a Lua’ (Nelson Cavaquinho), Cordas de Aço (Cartola), ‘Feitiço da Vila’ (Noel Rosa), ‘Eu Sou é Madeira’ (João Nogueira) e ‘Senhora Liberdade (Roberto Ribeiro).

O grupo, que surgiu em 2006, tem feito apenas apresentações em espaços destinados a rodas de samba e esta será a primeira participação em eventos oficiais. O Sambamigo é formado por Raoni (pandeiro) Alisson Cavalcante (surdo) e Bob Laureano (vocais), Pelágio (violão de sete cordas), Arnould Silva (bandolim), Júnior do Cavaco (cavaquinho) e Sérgio Ayres (flauta).