Júnior do Cavaco e Helayne Cristini são as atrações do Sabadinho Bom

Por - em 347

junior_do_cavaco_2O primeiro Sabadinho Bom de 2014 reunirá, na mesma programação, o músico Júnior do Cavaco e a cantora Helayne Cristini neste sábado (4), a partir das 11h30, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da capital. O Sabadinho Bom é um projeto realizado todo sábado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) voltado para a difusão do chorinho e do samba.

Há 12 anos na estrada, dos quais oito foram tocando samba e pagode, Júnior do Cavaco foi conquistado pelo chorinho e nos últimos quatro anos tem dedicado suas habilidades musicais ao gênero imortalizado por Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

A partir das 11h30, Júnior do Cavaco sobe ao palco do Sabadinho Bom para executar canções como “Saxofone por que choras?” (Ratinho), “Um Tom Para Jobim” (Sivuca), “Vê Se Gostas” (Waldir Azevedo), “Implicante” (Jacob do Bandolim), “Naquele Tempo” (Ernesto Nazareth) e “Último Desejo” (Noel Rosa) e a valsa “Quando Me Lembro” (Luperci Miranda).

Júnior do Cavaco, que tocará apenas cavaquinho na apresentação deste sábado, será acompanhado pelos músicos Hélio Sete Cordas (violão de sete cordas), Cândido Pessoa (tan tan), Joelson (pandeiro). Autodidata, Júnior do Cavaco aperfeiçoou a relação com os instrumentos na escola do músico Marcos César no Recife e integrou durante anos grupos de samba e pagode na Capital. Atualmente, ele continua em fase de pré-produção de um CD com repertório composto por choros autorais dele e de músicos do Nordeste.

Samba –  Helayne Cristini, a partir das 14h, levará ao público do projeto Sabadinho Bom, um repertório “fincado” no samba, o da tradição às canções contemporâneas e populares. Eleita a melhor intérprete do Concurso de Marchinhas do projeto Folia de Rua 2013, Helayne Cristini é formada em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente cursa Licenciatura em Música.

Por conta da formação acadêmica veio a paixão e proximidade com os sambas que Helayne Cristini incluiu no repertório. Estão no repertório pérolas do cancioneiro brasileiro a exemplo de “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho), “Canto das Três Raças” (Mauro Duarte/Paulo César Pinheiro) e “O Mundo é Um Moinho” (Cartola) que se somam às canções contemporâneas “Chega de Saudade” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), “Navegando” (Flávia Wenceslau), “O Céu” (domínio popular cantada por Teca de Cabedelo) e “Raiz” (Jota Veloso/Roberto Mendes).

Helayne Cristini terá como parceiros de palco os músicos Katrakovski Buarque (violão), Gilson Machado (bateria), Sérgio (cavaquinho), Matheus Andrade (baixo), Nil Costa e Netinho Batuk (ambos na percussão). Ela não traz na bagagem a experiência de tocar em barzinhos. Para o palco, a artista soma às suas apresentações os aprendizados com os estudos de música e a participação em projetos especiais tocando samba em projetos especiais há quatro anos.