Secitec realiza capacitação para educadores sócio-digitais

Por - em 460

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), inicia nesta segunda-feira (13), na sala de treinamento da Secretaria da Receita Municipal (Serem), mais uma capacitação aos educadores sócio-digitais. O objetivo do encontro é capacitar implementando novos conteúdos ao quadro e reforçar a responsabilidade e o compromisso dos educadores em seus espaços de atuação.

A prática de capacitação permanente vem sendo executada desde o início da gestão, tanto para educadores sócio-digitais, como para coordenação pedagógica e para o suporte técnico. “A permanente capacitação de nossos profissionais faz parte de uma política de trabalho que visa sempre avaliar, reciclar, debater e implantar novos métodos e conteúdos, sempre tendo como meta principal, melhorar os serviços oferecidos à população”, ressaltou a Secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio.

O período de formação acontecerá de 13 a 24 de janeiro, e será destinado aos educadores sócio-digitais das Estações Digitais. Na oportunidade, a capacitação terá como foco a implementação de novos aplicativos gráficos como Gimp, Inkscape e Blender, buscando aumentar  tanto o conhecimento dos educadores, como também multiplicando o leque de opções de cursos, melhorando e ampliando assim, a qualidade do serviço ofertado à população.

Estações Digitais – O Projeto das Estações Digitais, denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa do município, por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

A cidade de João Pessoa possui hoje 38 Estações Digitais, equipadas com 11 computadores conectados à internet, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.