PMJP prepara implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores
Com o objetivo de conhecer a estrutura física e o projeto pedagógico do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), a secretária da Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, e o superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Anselmo Castilho, visitaram, nesta terça-feira (11), o local. A visita servirá para traçar os parâmetros de implantação do CRC de João Pessoa.
Por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Ministério das Comunicações (MC), a capital irá ganhar um CRC, cuja verba já foi destinada e orçada no valor de R$ 504 mil. A previsão é que o CRC entre em funcionamento no segundo semestre deste ano. Segundo Marly Lúcio, o projeto será mais um aliado na inclusão sociodigital da população e deve ainda contribuir para a preservação ambiental.
“Além de o CRC ser um centro de formação, capacitação e qualificação, também terá como meta a sustentabilidade. Em parceria com a Emlur, iremos receber equipamentos descartados pela população e tornaremos essas máquinas aptas para o uso novamente, sendo distribuídas gratuitamente para escolas e bibliotecas da rede municipal, buscando atender as necessidades dos nossos telecentros”, afirmou Marly Lúcio.
Para Anselmo Castilho, a visita foi inspiradora, tendo em vista a importância do projeto. “Conhecer ‘in loco’ um CRC foi muito produtivo, porque nos deu uma noção real da logística e estrutura física necessárias a serem implantadas em João Pessoa”, explicou.
De acordo com a assistente administrativa do CRC de Recife, Silvana Feitoza, para trabalhar em um projeto social desse porte é necessário dedicação, já que lida com transformação de vidas. “Nós registramos vários casos de alunos que entraram aqui em situação de vulnerabilidade social e hoje são educadores e parceiros do nosso projeto. Isso é muito gratificante”, salientou. João Pessoa está entre cinco capitais contempladas pelo MC com a implantação de CRCs.
Cursos – Serão oferecidos cursos de Suporte Avançado e Manutenção de Computadores; Administração de Redes de Computadores; Robótica Educacional Livre; Desenvolvimento Web; Produtora Colaborativa; e Oficinas para Gestores e Educadores de iniciativas de Inclusão Sociodigital. Todos os cursos serão gratuitos e destinados a alunos do ensino público ou bolsistas do ensino privado.