Carnaval Tradição resgata cultura e anima público na Capital
O terceiro dia do Carnaval Tradição de João Pessoa, que ocorreu nesta segunda-feira (3), foi marcado pelo resgate da cultura popular e pela animação do público. Mais de 20 mil pessoas compareceram à Avenida Duarte da Silveira e puderam conferir o show de cores e brilho. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). Nesta terça-feira (4) acontece o Desfile das Campeãs, a partir das 18h30.
As Batucadas ‘Águia de Ouro’ e ‘Nova Liberdade’ abriram a noite de desfile desta segunda. Logo em seguida, foi a vez dos grupos de ala ursas animarem o público. Ao todo, dezesseis ursos se apresentaram: Urso Anos Dourados, Urso Panda, Urso Verde, Urso Canibal, Urso Santa Cruz, Urso Macaco Louco, Urso da Paz, Urso Sem Lenço Sem Documento, Urso Simpático, Urso Gavião, Urso Preto, Urso Reboliço, Urso Amigo Batucada, Urso Jamaica, Urso Celebridade e Urso Cachorro louco.
Uma comissão julgadora formada por sete integrantes avaliou as apresentações com base no conjunto do desfile, coreografia, fantasias, adereços, alegorias e estandartes, entre outros quesitos. A ala ursa é uma das brincadeiras mais estimadas do Nordeste. O urso do carnaval tem origem nos ciganos da Europa que percorriam a cidade com seus animais, presos numa corrente, que dançavam de porta em porta em troca de algumas moedas.
Público entusiasmado – A aposentada Risoleta Barros levou a neta de oito anos de idade para acompanhar as apresentações. “Todos os anos eu venho conferir o Carnaval Tradição porque, além de adorar assistir, minhas filhas e netas também desfilam”, disse. A estudante Mikaele Correia da Silva estava empolgada com a festa de carnaval. “Eu estou gostando muito. Gosto de ver as meninas sambando e os ursos”, afirmou.
Quem também levou a neta para assistir ao espetáculo foi Ozineide Feitosa, moradora do bairro de Mangabeira. “Todo ano eu venho trazer minhas netas. A gente tem que prestigiar nossa cultura e além de ser um local muito tranquilo”, falou.
O diretor executivo adjunto da Funjope, André Coelho, ressaltou a importância da preservação da cultura e das festas populares. “João Pessoa é uma das poucas cidades do Brasil que ainda preserva a tradição dos grupos de ala ursas. Hoje, tivemos a apresentação de 16 ursos e todos eles receberam apoio da Prefeitura Municipal”, afirmou.
Tradição – Em 2015, o Carnaval Tradição de João Pessoa completa 100 anos. Os aposentados Severino Dumont, 68 anos, e Joana Quitino, 64, fazem questão de serem os reis do Urso Anos Dourados. “É uma tradição que mantemos há muitos anos e não vamos deixar apagar essa chama”, disse ela.
Desfile das Campeãs – Nesta terça-feira (4) acontece o tradicional ‘Desfile das Campeãs’ na Avenida Duarte da Silveira. A festa ocorre a partir das 18h30 e se estende até a meia noite.
Confira os nomes das campeãs 2014:
Escolas de Samba
1º lugar: Independente de Mandacaru – 77,3 pontos
2º lugar: Império do Samba – 76 pontos
3º lugar: Malandros do Morro – 75,5 pontos
Clubes de Orquestra Grupo A
1° lugar: Bandeirantes da Torre – 59,5
2° lugar: Ciganos do Esplanada – 58,5
3° lugar: São Rafael Frevo e Folia – 57,3
Clubes de Orquestra Grupo B
1° lugar: Gigante do Frevo da Torre – 58,4
2° lugar: Alegria do Frevo – 57,5
3º lugar: Juventude e Criança Feliz – 53
Tribos Indígenas Grupo A
1º lugar: Tupy Guarany – 59,5 pontos
2º lugar: Ubirajara – 57 pontos
3º lugar: Guanabara – 55 pontos
Tribos Indígenas Grupo B
1º lugar: Tupy Nambas – 60 pontos
2º lugar: Tupy Guanabara – 58 pontos
3º lugar: Papo Amarelo – 57 pontos
Ala Ursas
Urso Amigo Batucada – 79,2 pontos
Urso da Paz – 78,4 pontos
Urso Panda – 78 pontos