Prefeito entrega Praça da Pedra revitalizada e destaca investimentos no Centro Histórico

Por - em 3187

A Praça da Pedra, um dos símbolos do Centro Histórico da Capital, foi devolvido à população de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (6), completamente revitalizado. O local, ponto de destaque no bairro do Varadouro, não recebia investimentos do setor público há mais de 50 anos. As obras custaram mais de R$ 55 mil e fazem parte da política de recuperação das praças e do patrimônio histórico da Capital, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

07-03-14-Entrega Praça do Trabalho_foto_Alessandro-Potter002“A Praça da Pedra é um patrimônio valioso de nossa cidade que estamos devolvendo à população totalmente reformada e que poderá passar a ser um ponto de convivência e saúde no Varadouro”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Fazemos isso dentro de uma política de valorização e preservação do nosso Centro Histórico, o que está aliado a obras como a revitalização de casarões, das margens do Rio Sanhauá e também da Casa da Pólvora, obras que já estão em andamento”, listou.

O secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, destacou a inexistência de ações de preservação no local, o que já durava quase 50 anos. “Trouxeram a pedra para cá na década de 30 e desde lá a praça nunca passou por uma reforma. O prefeito Luciano Cartaxo demonstrou sensibilidade e determinou empenho para que pudéssemos entregar este equipamento e manter a nossa história viva”, afirmou.

Ponto de encontro – Além de seu grande valor histórico, a Praça da Pedra representa um dos principais pontos de 07-03-14-Entrega Praça do Trabalho_foto_Alessandro-Potter007encontro e lazer da população do Varadouro. É o que conta a dona de casa Maria das Dores, de 58 anos, que afirma nunca ter visto uma reforma na praça. “Só posso agradecer muito por terem lembrado da gente e terem feito esta reforma que dá mais vida para a nossa comunidade”, afirmou.

A professora Daniele Ferreira, de 30 anos, mora no bairro desde que nasceu e  sempre teve a impressão de que a Praça estava abandonada. “Com a reforma ficou diferente. Agora as crianças têm um espaço para brincar, andar de bicicleta e os idosos podem caminhar ou sentar e conversar. Com certeza vai mudar a rotina do nosso bairro para melhor”, apostou.

Intervenções – As obras de reforma da Praça da Pedra custaram cerca de R$ 55 mil, recursos da PMJP em parceria com a construtora Eixo. O projeto aumentou a praça em 80 m², deixando o equipamento com um total de 531,10 m². Outras intervenções realizadas foram a substituição do piso, bancos e luminárias, além da revitalização dos canteiros e de um novo trabalho de jardinagem.

07-03-14-Entrega Praça do Trabalho_foto_Alessandro-Potter005 História – A Praça da Pedra está localizada entre as ruas da República, São Miguel e Maciel Pinheiro, sentido Ponte Sanhauá e Centro da Capital. No centro encontra-se uma pedra monolítica que pesa 2 mil quilos e foi trazida do município de Bananeiras para homenagear o presidente Epitácio Pessoa, que ao viajar para a cidade do Brejo (localizada a 94,49 quilômetros da Capital), parou porque o veículo que o conduzia apresentou defeito. E para abrigar-se do sol, recolheu-se à sombra do monolítico de pedra.

O historiador e fotógrafo Arion Farias afirma que a pedra foi trazida de trem no início da década de 30 e foi conduzida nos braços de mais de mil pessoas que a arrastaram da Ponte do Rio Sanhauá até o local em que se encontra nos dias atuais. Já os historiadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) apresentam a versão de que o monolítico de pedra foi trazido do município de Espírito Santo para o presidente Epitácio Pessoa.