PMJP recebe técnicos do Ministério das Comunicações para implantação de CRC
Representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), receberam nesta segunda-feira (10), a visita de técnicos do Ministério das Comunicações (MC) para acertar detalhes sobre a implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) na Capital.
Na reunião, onde estiveram presentes a secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, e equipe; o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, além de Diego Aguilera e Alexandre Freitas, ambos coordenadores do Ministério das Comunicações, foi vencida mais uma etapa para a criação do primeiro CRC de João Pessoa.
Na oportunidade foi apresentado aos técnicos do MC o projeto arquitetônico e pedagógico que será oferecido à população e que tem como previsão de funcionamento o segundo semestre deste ano.
Para Marly Lúcio, a reunião foi um importante passo para nortear e acelerar os trabalhos para construção do CRC. “Queremos dar celeridade ao projeto, tendo em vista sua importância, pois não se trata apenas de um Centro de Recondicionamento de Computadores, mas sim, de um local com foco na formação, educação, qualificação e inclusão sócio-digital, além de priorizar a sustentabilidade”, explicou.
“Ficamos muito animados com o que a PMJP nos apresentou. Poucas vezes tivemos a experiência de superar as expectativas e hoje foi esse caso, tendo em vista que não será construído apenas um CRC, mas verdadeiramente um compromisso social com a população de João Pessoa. Ainda há muito trabalho pela frente, mas percebemos o comprometimento e empenho de toda equipe”, elogiou o coordenador geral de Formação do MC, Diego Aguilera.
Por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Ministério das Comunicações, já foi destinada à Capital o valor de R$ 504 mil para a implantação do CRC. No projeto, os estudantes vão aprender a transformar equipamentos doados, em máquinas prontas para uso e que serão distribuídas gratuitamente entre Telecentros, escolas e bibliotecas da rede municipal.
Sustentabilidade – Além da formação e qualificação de profissionais na área de Tecnologia da Informática (TI), a função do CRC é fazer um ciclo completo que vai desde a recepção e triagem dos equipamentos, recondicionamento dos itens que podem ser aproveitados, distribuição de kits de computadores para iniciativas de inclusão sóciodigital ao descarte correto do lixo eletrônico que não poderá ser mais reutilizável.
Cursos – Serão oferecidos cursos de Suporte Avançado e Manutenção de Computadores; Administração de Redes de Computadores; Robótica Educacional Livre; Desenvolvimento Web; Produtora Colaborativa; e Oficinas para Gestores e Educadores de iniciativas de Inclusão Sóciodigital. Todos os cursos serão gratuitos e destinados a alunos do ensino público ou bolsistas do ensino privado.