Testes para selecionar elenco da ‘Paixão de Cristo’ serão neste sábado

Por - em 516

Os primeiros testes para escolha do elenco da ‘Paixão, segundo Antônio Conselheiro’, o espetáculo selecionado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para ser a Paixão de Cristo deste ano, acontecem neste sábado (15), das 9h às 16h, no Casarão 34 (em frente à Praça Dom Adauto), no Centro de João Pessoa.

Estão abertas 40 vagas para profissionais de artes cênicas (é necessário levar cópia do registro DRT), seis para bailarinos (as) clássicos e populares, seis para dançarinos do ventre, 10 vagas para crianças de 4 a 10 anos de idade (com autorização do responsável legal) e 30 vagas para artistas figurantes (neste caso, não é preciso apresentar DRT, apenas uma foto 3×4, e experiência comprovada em teatro).

O espetáculo – O espetáculo ‘Paixão, segundo Antônio Conselheiro’, da Companhia Paraibana de Comédia, foi selecionado para figurar como a nova ‘Paixão de Cristo’ de João Pessoa. A obra vai ser encenada durante uma temporada de oito apresentações na Semana Santa, entre 17 e 20 de abril, no Ponto de Cem Réis, com entrada gratuita.

Escrito por Fernando Teixeira e dirigido por Roberto Cartaxo, o espetáculo narra a história de sofrimento e entrega pelo ponto de vista de Maria, especialmente focando a dor vivida por ela durante as últimas horas de Jesus na cruz. Para tanto, o trabalho cênico vai se valer de intensos exercícios de expressão corporal e dramático dos atores.

“Mesmo se tratando de uma história conhecida, o projeto será realizado dentro dos padrões tradicionais e atuais, acrescentando ao texto toques de vanguarda na encenação como um todo”, explica Teixeira. “Além de ser uma história belíssima, a Paixão estimula o teatro e revela os talentos dramatúrgicos locais”, reconhece o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Estrutura – Para o espetáculo vai ser montada uma estrutura grandiosa para fazer frente aos 108 profissionais envolvidos, contando com 82 artistas entre elenco principal, bailarinos e figuração, e 26 técnicos. A concepção cenográfica também é assinada por Roberto Cartaxo. A Funjope montará dois palcos no Ponto de Cem Réis, além de estrutura especial de som, luz, efeitos especiais, show pirotécnico e espaço de acessibilidade. O espetáculo está avaliado em R$ 224 mil.