Exposição que coloca João Pessoa na rota da Copa deve atrair 200 mil visitantes

Por - em 572

18-03-14-We Speak Football_foto_Alessandro-Potter004A maior exposição sobre o futebol já realizada na história, “We Speak Football”, terá a cidade de João Pessoa como única sede no Brasil e primeira em todo o mundo. O evento, que vai acontecer entre os dias 3 de julho e 19 de outubro, foi apresentado na manhã desta terça-feira (18) na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes. Na ocasião, o prefeito Luciano Cartaxo recebeu o diretor do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum, Christian Wacker, de Doha (Catar), que organiza o evento junto ao National Football Museum, de Manchester (Inglaterra).

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância do evento, que coloca João Pessoa na rota da Copa do Mundo. “Um terço do Mundial será realizado no Nordeste e nós teremos a oportunidade de ter um evento que o transcende, tornando a cidade uma parada obrigatória para os turistas. Esta é uma exposição internacional que vai contar a história do futebol de forma diferenciada e deverá receber cerca de 200 mil visitantes. Vamos poder fortalecer a marca de João Pessoa e projetar a cidade para todo o mundo”, declarou.

O diretor do Qatar Olympic and Sports Museum, Christian Wacker, apontou o futebol como linguagem mundial, que unifica as nações. “Decidimos levar o nosso acervo até as pessoas e, aqui no Brasil, tivemos a determinação de João Pessoa em sediar o evento, o que para nós foi ótimo”, afirmou. “Aqui contamos com um espaço profissional e com todas as condições de abrigar uma exposição como esta: uma localização excelente, entre quatro sedes da Copa, e posicionada em uma região de grande apelo turístico. Nós Fizemos uma grande pesquisa, avaliando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, mas aqui encontramos o lugar perfeito”, complementou.18-03-14-We Speak Football_foto_Alessandro-Potter011

Videoconferência – Os jornalistas presentes tiveram acesso ao diretor do National Football Museum, Kevim Moore, por meio de uma videoconferência que lincou João Pessoa com a cidade de Manchester. De acordo com ele, o museu deverá enviar cerca de 500 peças de seu acervo para a exposição. “Temos peças que traduzem a história do futebol não só na Inglaterra, mas de todo o mundo. É o que estaremos levando para os diversos países que vão receber esta exposição, a começar por João Pessoa”, afirmou.

Durante a videoconferência, o secretário municipal de Juventude, Esportes e Recreação, (Sejer) Sérgio Meira, lembrou de um fato histórico do futebol nacional que teve como palco os gramados pessoenses: o milésimo gol marcado pelo rei do futebol, Pelé. “Pelé fez aqui o seu 999 gol e, tempos depois, foi contabilizado um gol que ele teria marcado quando estava no Exército – o que transformou o gol paraibano em seu milésimo”, disse Meira.

We Speak Football – A exposição “We Speak Football” vai percorrer diversos países até o ano de 2022, quando chegará a Doha, no Catar, no período em que a cidade será sede da Copa do Mundo Fifa. Durante cerca de um mês, João Pessoa será o maior centro de conhecimento, cultura e entretenimento sobre futebol de todo o mundo ao abrigar a maior e mais representativa exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos.

18-03-14-We Speak Football_foto_Alessandro-Potter001De acordo com os organizadores, os visitantes poderão conhecer e explorar a história de como o futebol se espalhou pelo mundo; vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas; sentir a pressão que é bater um pênalti; a vivência de estar dentro de diferentes estádios e toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo. Além disso, será possível liderar a sua equipe favorita à vitória nos mais recentes videogames sobre futebol.

Depois de João Pessoa, a exposição segue rumo ao Canadá, durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol; de lá partirá para a França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Coréia do Sul, Japão e, finalmente, o Catar, já no ano de 2022, quando o país vai sedear a Copa do Mundo de Futebol.