Embarque pela porta dianteira dará mais agilidade e segurança aos usuários
Para agilizar o embarque dos usuários nos pontos de parada e dar mais segurança aos motoristas e cobradores contra assaltos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) determinou a mudança do posicionamento das catracas nos transportes coletivos da Capital. Cem veículos já modificaram o equipamento da parte traseira para a dianteira. Com isso, os passageiros têm que entrar pela porta da frente.
O superintendente Nilton Pereira de Andrade explicou que a mudança do posicionamento das catracas para parte dianteira do ônibus traz algumas vantagens. “A catraca no degrau ou ‘curral’, como é conhecido, dificulta a entrada dos passageiros nos ônibus, fazendo com que eles demorem mais na parada, além de deixá-los mais tempo expostos à chuva e ao sol”, disse.
O equipamento perto do motorista aumenta o espaço de entrada dos usuários, o que possibilita um embarque mais rápido. Esse ganho do tempo de embarque é um dos requisitos para a implantação das faixas exclusivas de ônibus.
A indicação do local para o novo posicionamento das catracas foi discutida entre a Semob, os empresários do setor e contou ainda com a participação dos motoristas e cobradores, que aprovaram o deslocamento do equipamento.
Nilton Pereira considerou normal a confusão que a mudança no posicionamento das catracas tem provocado entre os passageiros na hora de embarcar nos ônibus. “É um período inicial de adaptação. Os passageiros vão se acostumando com o embarque pela frente”, afirmou, lembrando que todos os ônibus têm um adesivo de indicação de entrada pela porta dianteira.
Contatos – Para informações ou reclamações, a população pode ligar para os telefones 0800 281 1518, 3218 9310 ou 3218 9311, no horário das 7 às 18h. Após esse período, os contatos são 3218 9310 e 3218 9311.