Prefeito visita obras do Parque Casa da Pólvora e destaca recuperação do Centro Histórico

Por - em 689

Luciano_ReformaCasarões_foto_JulianaSantos 086O prefeito Luciano Cartaxo realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma visita de inspeção às obras do Parque Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital. O projeto, que vai custar R$1,3 milhão, pretende devolver o equipamento à cidade, reavivando a sua importância histórica e cultural. Além disso, a intervenção vai garantir a volta de uma das grandes atrações da capital paraibana: o pôr-do-sol da Casa da Pólvora.

“A Casa da Pólvora possui uma grande simbologia e completa uma região que guarda a alma da cidade, e não pode ser esquecida”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Fiz questão de verificar pessoalmente ao andamento dos trabalhos e percebi que a obra está andando no ritmo previsto, o que garante a devolução deste equipamento tão importante para o povo de João Pessoa. Vamos poder dar este presente à cidade junto a tantas outras intervenções no Centro Histórico”, declarou.

O projeto do ‘Parque Casa da Pólvora’ inclui a restauração do prédio, que foi tombado em 2009 pelo Patrimônio seinfra_casaddapolvora_reforma_foto_manoelmartiliano_ (8)Histórico Cultural Nacional, além da construção de um parque ecológico no entorno e de uma sede administrativa. O complexo contará com espaço para um café cultural e um teatro de arena (que funcionará como anfiteatro). No prédio principal ainda haverá espaço para exposições.

Entre as intervenções que estão sendo realizadas para reestruturar a Casa da Pólvora estão a revisão do telhado e instalações elétricas e a restituição do piso em lajota cerâmica. O projeto ainda prevê tratamento paisagístico e de iluminação no entorno. O valor de R$ 1,3 milhão, custo total da obra, será financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com contrapartida da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).