Semob inicia campanha para alertar sobre limites de velocidade

Por - em 499

Com uma mensagem ‘Não precisa chegar aos 50 para saber que o limite é pra ser respeitado’, a Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob) de João Pessoa deu o pontapé inicial nesta quinta-feira (3) na conscientização dos condutores para reduzir a velocidade dos veículos e diminuir o índice de acidentes nas vias.

Os motoristas que passaram no cruzamento das avenidas Edson Ramalho com Flávio Riberio Coutinho foram abordados pela equipe de educação e por agentes de mobilidade urbana, que entregaram panfletos educativos, adesivaram veículos e falaram sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, evitando acidentes e não colocando vidas em risco.

Nilton Pereira, superintendente da Semob, disse que os novos equipamentos de fiscalização darão mais tranquilidade à população. “Os equipamentos que estamos desativando monitoravam apenas no ponto específico em que estavam instalados. Os controladores eletrônicos de velocidade (Cev) monitoram toda a extensão da via, obrigando o condutor a manter a velocidade constante permitida em todo o trecho fiscalizado. Com isso, oferecemos mais segurança a pedestres e motoristas”, afirmou.

Nesta sexta-feira (4), pela manhã, a equipe de educação estará na Ruy Carneiro com João Câncio e à tarde no primeiro semáforo da Avenida Argemiro de Figueiredo, no Bessa. A ação é mais uma etapa da campanha ‘Eu Quero Paz no Trânsito’, desta vez contra o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes e mortes.

Os agentes de mobilidade presentes na atividade educativa aproveitaram para falar sobre a substituição dos bandeirões por novos equipamentos em seis avenidas (Cabo Branco, Ruy Carneiro, Edson Ramalho, João Câncio, Argemiro de Figueiredo e Fernando Luiz Henrique dos Santos).

Essas vias já são monitoradas e tiveram o número de equipamentos ampliados. Eles informaram aos motoristas sobre novos equipamentos, a duração da campanha educativa e explicaram que os controladores eletrônicos da velocidade só passarão a aplicar a multa para quem exceder o limite de velocidade após o dia 15 de abril.

O superintendente adjunto, Roberto Pinto, ficou satisfeito com a aceitação e adesão da população à campanha. “Por várias vezes, presenciei os condutores pedindo panfletos e adesivos. Esse engajamento da população é muito importante para mudarmos o comportamento e tornar o trânsito de nossa cidade mais seguro e humano”, enfatizou.

Aprovação – O esforço da Semob em comunicar a população a velocidade máxima permitida ao longo das vias monitoradas por meio de banners e pórticos informativos foi reconhecido pela população. O morador do Bessa, Marcos Antônio, considerou a ação inovadora. “Desde ontem à noite vi um imenso portal me informando do monitoramento da velocidade. Assim, ninguém é pego de surpresa”, ressaltou.

O comerciante João Vieira Martins, que mora em Manaíra, e se desloca pela Edson Ramalho todas as manhã, aprovou a campanha. “Eu acho importante o trabalho de vocês na conscientização. Aqui nessa área tem muita gente que não respeita a velocidade, é fundamental orientar essas pessoas”, disse.

Velocidade mantida – A Semob informa ainda que não houve diminuição na velocidade regulamentada em nenhuma das avenidas monitoradas. Todas elas já tinham equipamentos de fiscalização eletrônica em 50 quilômetros, à exceção das avenidas Argemiro de Figueiredo e João Câncio, cujo limite de velocidade passou de 40 para 50.

Roberto Pinto explicou que 50 quilômetros é uma velocidade que permite ao condutor tomar decisões com segurança, caso seja necessário, por exemplo, parar em uma faixa de pedestre. Do ponto de vista do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as vias que estão recebendo os novos equipamentos são vias coletoras, que comportam com segurança velocidades de até 50 km/h.

As atividades educativas de panfletagem e adesivagem contra o excesso de velocidade e alerta sobre os novos equipamentos de fiscalização serão realizadas duas vezes ao dia em um período de 15 dias, contudo, outras ações continuarão sendo executadas.