12ª Região do OP elege educação e infraestrutura como prioridades

Por - em 524

OP_audiencia_foto_corneliofelipe_ (91)A 12ª região do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou, na noite desta quinta-feira (24), na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, localizada na Rua Pedra do Reino, s/nº, no Gervásio Maia, mais uma audiência. Cerca de 472 pessoas participaram da etapa, que contou com a presença de diversos secretários municipais e definiu educação e infraestrutura como prioridades para o ano 2015.

O secretário da Transparência Pública, Éder Dantas, destacou a importância da Prefeitura estar presente em todas as regiões do município buscando democratizar a construção do orçamento da cidade. “Todos saíram de suas casas para discutir os problemas da comunidade e apresentar demandas. É muito importante este encontro de democracia participativa para juntos encontrarmos ações concretas para melhorar a 12ª Região. O governo se faz através do diálogo, escutando a opinião de todos”, frisou.

O secretário de Infraestrutura, Cássio de Andrade, reafirmou o comprometimento da atual gestão com a população do Gervásio Maia e ressaltou os projetos em destaque para população. “Conheço bem as dificuldades da população, mas é preciso entender que esta é uma área relativamente nova do município e que está em franca expansão. A boa notícia é que estamos buscando recursos com o Governo Federal para colocar em prática os projetos de pavimentação que já existem”, explicou.OP_audiencia_foto_corneliofelipe_ (87)

Demandas escolhidas – A 12ª Região de Participação Popular (RPP) é composta pelas comunidades e pelos bairros do Gervásio Maia, Colinas do Sul I e II, Ponta de Gramame, Gramame, Capadócia, Conjunto 410, Engenho Velho e Conjunto Marinêz.

Pelo menos 470 moradores destas localidades elegeram as dez demandas prioritárias, são elas:

1ª Pavimentação da Rua Francisco Amaro de Brito (Colinas do Sul I);
2ª Construção de uma Crei (Colinas do Sul I);
3ª Construção de um Centro Comunitário (Conj. 410);
4ª Habitação Social (Conj. Marinez);
5ª Habitação Social (Ponta de Gramame);
6ª Construção de um Mercado Público (Gervásio Maia);
7ª Construção da Escola Residencial Irmã Dulce (Gramame);
8ª Construção de Escola (Colinas do Sul II);
9ª Pavimentação da Rua Severino Antônio Silva (Colinas do Sul II);
10ª Pavimentação da Rua Sargento Carlos Moreira de Oliveira (Colinas do Sul II).

Ciclo do OP – O secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, explicou o processo do OP para a comunidade presente no ginásio da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato e destacou que ele é um mecanismo de diálogo com a população pautado pelos princípios da democratização das decisões, da inversão de prioridades na aplicação de recursos públicos e no processo pedagógico de aprendizado da participação popular.

“O Ciclo do Orçamento Participativo, no qual a população elege as demandas por meio das audiências regionais, acontece através de nove etapas que duram todo o ano. São elas: reuniões preparatórias; audiências regionais; assembleias regionais; assembleia geral do orçamento; fóruns temáticos; planejamento participativo; congresso municipal de participação popular; caravanas de prioridades e avaliação do ciclo”, explicou o secretário.

Hildevânio Macedo ainda destacou como as novidades de 2014 do Ciclo do OP, a criação do OP Online, uma ferramenta disponibilizada como meio de fortalecer o diálogo e a participação popular na gestão pública municipal através do uso das novas tecnologias. “Uma ação conjunta com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vai contribuir para o processo de empoderamento das mulheres e fortalecer as políticas públicas de gênero”, frisou.

Próxima plenária – O governo municipal dará continuidade aos encontros com as comunidades para discutir as demandas do Orçamento Participativo na próxima terça-feira (29), na 13ª Região, na Escola Municipal Leonel Brizola, que fica na Rua Olívio T. de Medeiros, nº 590, no bairro Expedicionários, às 19h. Serão realizadas 14 audiências atendendo às 14 Regiões de João Pessoa. Esta etapa do Ciclo do OP se encerra ainda neste mês de abril.