MinC capacita gestores culturais sobre plataforma de acervo artístico
Nesta quarta (7), o Ministério da Cultura (MinC) vai promover uma oficina de capacitação com gestores culturais de todo o Brasil sobre o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Snnic). A bibliotecária Maria Eliane da Silva, responsável pelo setor de Memória da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é a representante da Capital no evento.
A plataforma servirá como um catálogo gigantesco de artistas de todos os segmentos, mantido e atualizado pelos governos municipal, estadual e federal. Por meio de uma governança colaborativa, o sistema agrega em uma única base de dados informações sobre a produção cultural de todo o País. “Cada estado e município terá a tutela das informações sobre os entes e objetos culturais cadastrados e poderá gerir e corrigir estas informações pelo Sniic”, explica Eliane da Silva.
A capacitação antecede o lançamento da versão 1.0 do Registro Aberto da Cultura (RAC), com o primeiro aplicativo móvel para smartphones e tablets, o “Nuvem da Cultura”. O app vai divulgar os equipamentos culturais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Novo serviço – O sistema servirá para estudos, consultas, criação de indicadores e outras funcionalidades que atendem às necessidades dos consumidores de cultura. Para tanto, agrega bases de dados de órgãos públicos e privados afins por acesso remoto.
Como vantagem, o Sniic leva em consideração as redes sociais para promover o gerenciamento da reputação de seus integrantes. Assim, permitirá denúncias de publicações impróprias ou indesejadas (pornografia, inverdades, difamações) e atenderá a solicitações de troca de responsáveis pelo lançamento de informações. As ferramentas são trabalhadas segundo um sistema de gestão de risco, que lhe dá mais segurança.