Orquestra Sinfônica de JP abre temporada de concertos na Estação Cabo Branco
A Orquestra Sinfônica de João Pessoa abre a temporada de apresentações de 2014 com um concerto clássico gratuito neste sábado (17), às 18h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O retorno da Orquestra, criada em novembro passado e apresentada ao público durante o I Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro, será dentro do projeto Maestro Capemisa.
O projeto promove apresentações nacionais e internacionais sob a batuta do regente titular, Laércio Sinhorelli Diniz. João Pessoa é a terceira parada do Maestro Capemisa, depois de São Paulo e Londrina. O programa terá a “Abertura da Flauta Mágica”, de Mozart, “Concerto para Violino e Orquestra em Sol Maior”, de Haydn, com o solista Rodrigo Eloy, e a “Sinfonia n°4” de Tchaikovsky.
A recém-criada Orquestra Sinfônica de João Pessoa, que tem Laércio Sinhorelli Diniz como diretor artístico, maestro titular e fundador, incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.
Depois de João Pessoa, o projeto parte para a Argentina e Alemanha e retorna para o Brasil aportando em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Tatuí. A temporada termina em 11 de dezembro, com um grande concerto natalino na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, com a participação da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), regida também por Diniz.
Em quatro anos de existência, o Maestro Capemisa visitou 16 cidades brasileiras e chegou à Lituânia e Holanda, em concertos com a Lithuanian Nactional Symphony Orchestra e a New Netherlands Orchestra (Camerata Nova Holanda), na qual Laércio Diniz acumula as funções de maestro titular e diretor artístico.
O maestro – O carioca Laércio Diniz começou a sua carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.
Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como os mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco, Diniz assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.
Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra.“Para 2014, agendamos uma turnê com a Camerata Nova Holandano interior daquele país e em Amsterdã”, disse. Em junho, gravará na Alemanha um CD com a Orquestra Norddeutche Philharmonie e a pianista ucraniana Anna Fedorova. Incansável, para 2015 já prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.
Concerto da Orquestra Sinfônica de João Pessoa – Projeto Maestro Capemisa
Regência: Maestro Laércio Diniz
Data: sábado (17)
Horário: 18h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Altiplano
Entrada gratuita
Programa:
Villa-Lobos – Bachianas n. 9
Tchaikovsky – Sinfonia n. 4