Alunos da Escola Municipal Paulo Freire participam de atividades do OPCA

Por - em 1724

manoelmartilianoA Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire, localizada no Jardim Veneza, recebe nesta quarta (14) e quinta-feira (15), as atividades do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA). Este é o segundo ano que a escola participa do projeto que tem por objetivo motivar os alunos da rede pública municipal, a refletirem sobre os instrumentos de participação popular e como é possível utilizá-los para melhorar o ambiente a sua volta.  Em 2013, 177 alunos da escola participaram das atividades do OPCA, elegendo três ações que consideravam prioridades para a escola.

Em 2014 participam das atividades apenas os 44 conselheiros que foram eleitos pelos alunos no ano passado. Eles terão oportunidade de conversar com representantes da Secretaria de Educação e Cultura e até mesmo apresentar reivindicações. “Agora é um momento muito importante, pois os participantes podem avaliar o processo e tornarem-se testemunhas de que com a participação de cada um é possível alcançar as melhorias necessárias e que isso pode ir além do ambiente escolar”, disse o secretário executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo.

No primeiro dia de atividade, acontecerá a Formação Sobre Cidadania, durante a qual será explicado aos estudantes como funciona o OPCA e também como eles podem se tornar multiplicadores para reproduzir o processo dentro das salas de aula com os colegas. “A oportunidade também serve para conscientizar os alunos sobre a necessidade de ter cuidado com o bem público, que nesse caso são a escola e seus instrumentos”, avalia o diretor de planejamento da Secretaria do Orçamento Participativo, Cleudo Gomes.

Já no segundo dia, serão apresentados aos alunos quais encaminhamentos foram dados às demandas eleitas pelo corpo discente da escola no ano anterior. “A nossa intenção é apresentar as ações que estão sendo realizadas pela gestão em toda a rede e em especial naquela escola”, explica Cleudo Gomes.

Em maio do ano passado, a escola elegeu como prioridades a construção de um parque infantil, a reforma do ginásio da escola e a melhoria na alimentação.  Todas as demandas aprovadas passam por um estudo de viabilidade técnica e orçamentária da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, para depois serem incluídas no orçamento da Prefeitura. Na primeira edição, mais de 4.508 crianças e adolescentes participaram do OPCA, sendo eleitos 1.078 conselheiros, que neste segundo ano participam do monitoramento da execução das demandas eleitas no ano de 2013.