Evento esclarece dúvidas dos conselheiros e articuladores do OP sobre o SUS

Por - em 470

Os conselheiros e articuladores do Orçamento Participativo (OP) de João Pessoa participaram nesta quinta-feira (13) da ‘I Oficina de Integração à Saúde e Orçamento Participativo: Dialogando Sobre o Cuidado em Saúde’, realizada no Hotel Ouro Branco. O objetivo do evento foi aprofundar o conhecimento dos conselheiros e articuladores a respeito de como funciona a prestação de serviços de saúde em João Pessoa. Dessa forma, eles poderão compartilhar esses conhecimentos dentro dos seus bairros ou comunidades e assim facilitar o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde.

O secretário executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo, explicou que a oficina foi uma parceria com a Secretaria de Saúde, seguindo sempre a orientação do prefeito Luciano Cartaxo, de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos que moram na capital paraibana. “Os conselheiros atenderam ao nosso chamado e agora têm um conhecimento mais aprofundado sobre como funciona a política de saúde no município e com isso vão contribuir no processo de disseminação dessa política na cidade de João Pessoa”, explicou.

A assessora técnica da Secretária Municipal de Saúde, Silvia Regina Rodrigues Leite, relatou ter percebido, ao trabalhar nas Unidades de Saúde da Família, que nem todas as pessoas têm uma exata compreensão de como são as entradas de saúde de um município e de como funciona o SUS de João Pessoa. “Propomos a Hildevânio que a gente fizesse um encontro para dar essas informações e trocar experiências com os articuladores e conselheiros”, disse.

Silvia apresentou aos participantes as chamadas entradas do SUS: a atenção básica, a atenção secundária ou especializada e a atenção hospitalar. Ela explicou também quais os serviços são oferecidos no município, como funcionam as Unidades de Saúde da Família e quais hospitais as pessoas podem se dirigir em determinadas situações. “O objetivo primeiro é empoderar o cidadão, o segundo é multiplicar a informação. A gente pretende que os conselheiros e articuladores passem essas informações àquelas pessoas lá no canto do município, que é representado por um deles. Queremos diminuir dúvidas”.

Com esses conhecimentos, Silvia acredita que as pessoas vão economizar tempo e dinheiro com deslocamento, já que saberão aonde se dirigir e não ficarão frustrados com falta de informação.

O articulador José Ludugero, participou do evento e aprovou a iniciativa. Ele conta que a saúde é sempre um dos assuntos que a população mais se preocupa e é preciso ter essas informações para tranquilizar às pessoas.  “É muito importante esclarecer aos usuários tudo que envolve a saúde, pois é um equipamento que tem uma demanda diária. É preciso que tenhamos esses conhecimentos para a gente poder explicar nas comunidades a importância de cada um dos instrumentos de saúde”, defende.