Estudantes e secretários dialogam durante atividades do Orçamento Participativo

Por - em 161

Alunos da Escola Municipal Frei Afonso situada no bairro do Róger, participam das atividades do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA) nestas quarta (21) e quinta-feira (22). O OPCA é uma ação do Orçamento Participativo (OP) realizada em escolas municipais com o objetivo de estimular o protagonismo e a participação cidadã dos alunos na indicação de melhorias para a escola na qual estudam, bem como na comunidade onde moram.

Atualmente, 17 escolas municipais integram a ação e este é o segundo ano que a Frei Afonso participa. Em 2013, 240 alunos da escola elegeram três ações consideradas prioridades. Em 2014, participam das atividades apenas os conselheiros que foram eleitos pelos alunos no ano passado.

Eles terão oportunidade de conversar com representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e até mesmo apresentar reivindicações.  “O OPCA nasceu da percepção de que as crianças e adolescentes devem participar dos processos de transformação social da sua cidade a assim aprender mais sobre cidadania”, reflete o secretário executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo.

No ano passado, os alunos elegeram como demandas prioritárias a manutenção e reparos nos equipamentos da escola, tais como pintura e rede elétrica, a climatização das salas de aula e armários individuais. Os estudantes elegeram ainda a construção de uma praça com campo de futebol e parque infantil para a comunidade.

Programação – No primeiro dia de atividade, os estudantes participam da Formação Sobre Cidadania, durante a qual será explicado aos estudantes como funciona o OPCA e também como eles podem se tornar multiplicadores para reproduzir o processo dentro das salas de aula com os colegas. “A oportunidade também serve para conscientizar os alunos sobre a necessidade de ter cuidado com o bem público, que nesse caso são a escola e seus instrumentos”, avalia o diretor de planejamento da Secretaria do Orçamento Participativo, Cleudo Gomes.

Já no segundo dia, serão apresentados aos alunos quais encaminhamentos foram dados às demandas eleitas pelo corpo discente da escola no ano anterior. “A nossa intenção é apresentar as ações que estão sendo realizadas pela gestão em toda a rede e em especial naquela escola”, explica Cleudo.