Projeto Artecultura terá oficina de maracatu de rua neste domingo
O projeto Artecultura oferece para o público neste domingo (25), a partir das 15h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, oficina de maracatu de rua que será ministrada pelo professor e músico Luciano Oliveira. A entrada é aberta ao público.
O maracatu é um ritmo musical com origem no Estado de Pernambuco. Também conhecido como Baque virado, é utilizado pelo Maracatu Nação. É caracterizado, principalmente, pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra. A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias (pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê.
De acordo com Luciano Oliveira, são vários os ritmos e estilos do maracatu. Tem baque virado, maracatu rural (baque solto) e o de rua que é visto sempre no período de Carnaval e nas festas Momo. “Esse projeto é denominado maracatu de rua”, esclareceu Luciano.
Luciano Oliveira é percussionista e arte educador da Estação Cabo Branco. É formado no Conservatório Pernambucano de Música, é músico do Nação Maracahyba e um dos fundadores do Maracatu do Baque Virado e do Círculo de Tambores da Paraíba. Produz oficinas musicais em comunidades carentes de João Pessoa.
Artecultura – O projeto tem o objetivo de estimular ainda mais o conhecimento da cultura popular, oferecendo gratuitamente a comunidade, em especial as escolas, uma opção entre entretenimento de formação cultural, por meio de debates, workshop, experiências, música, teatro e palestras, apresentados por grupos culturais, oferecido pela Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes.
Serviço:
Projeto Artecultura
Oficina de Maracatu
Local: Anfiteatro
Data: domingo (25)
Hora: 15h
Fones: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
CONTATO PARA IMPRENSA
Luciano Oliveira – 8802.0543