PMJP lança campanha pelo fim da violência contra mulher
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), lançou nesta terça feira (27) a campanha “Faça um gol pelo fim da violência contra a Mulher”, que tem como objetivo sensibilizar o público dos estádios de futebol para divulgar e fortalecer os serviços que integram a rede de enfrentamento para estancar abusos e agressões contra as mulheres.
O evento aconteceu no Estádio Leonardo da Silveira (Graça), no bairro de Cruz das Armas, e contou com a presença de várias autoridades – representantes do Poder Legislativo Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e desportistas. Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário adjunto de Juventude Esporte e Recreação, Oscar Moura, destacou a importância da campanha para o enfrentamento da violência contra a mulher.
“Essa campanha é mais um olhar da gestão do prefeito Luciano Cartaxo que também está voltada de forma especial para as mulheres da cidade. Na nossa Secretaria, por exemplo, temos focado na participação das mulheres, desde eventos esportivos até atividades culturais através das políticas de juventude”, disse Oscar Moura.
Na sequência, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, fez a apresentação da campanha explicando o caráter educativo como ponto principal e a parceira desenvolvida com aos clubes de futebol profissional de João Pessoa (Botafogo, Auto Esporte e CSP), além da atuação junto a Copa de Futebol de Seleções de Bairro, e do envolvimento dos times de futebol feminino.
“Essa campanha foi pensada desde o inicio com a participação do Botafogo, Auto Esporte e CSP, porque entendemos que o futebol tem um papel importante na sociedade, mas nós queremos também ampliar nosso campo de atuação para outras modalidades de esporte, inclusive desenvolvendo ações educativas para crianças através de metodologias lúdicas de ensino nas escolinhas”, disse.
Desportistas aderem à campanha – Representando o Botafogo, o jogador Genivaldo Ribeiro acredita que a melhor forma das mulheres se engajarem na campanha é levando-as para o meio do futebol. “As arquibancadas dos estádios estão cada vez mais cheias com a presença das mulheres, e isso é essencial para que elas possam se inserir cada vez mais no meio do futebol. Assim, elas vão conquistando um espaço que hoje em dia ainda é muito mais masculino”, falou Genivaldo.
Já a treinadora de futebol feminino Gleyde Costa se mostrou entusiasmada com o chamamento para se engajar na campanha. “Quando recebi o telefonema da secretária Socorro Borges explicando a ação que será desenvolvida, logo me dispus. Estou aqui com a relevância de falar pelo futebol feminino, e digo que essas mesmas mulheres que praticam o futebol são as mesmas que sofrem violência, infelizmente. Mas estamos de braços abertos para lutar contra isso e hoje é apenas o ponta pé inicial”, disse Glayde Costa.
O presidente do Auto Esporte Clube, Manoel Demócrito, se disse surpreso com o convite, mas que está pronto e disposto para colaborar com a campanha. “Não esperava receber este convite, mas digo que é uma honra pra mim enquanto cidadão poder ajudar. O Auto Esporte, através de seus jogadores e toda a diretoria se dispõe a colaborar com todos os eventos que sejam necessários para difundir a campanha”, afirmou Manoel Demócrito.
A SEPPM também vai utilizar a campanha para divulgar os serviços de enfrentamento à violência contra a mulher em João Pessoa, como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 e o Centro de Referência da Mulher.