Prefeito se reúne com o governador e consolida parceria para a viabilização de obras de mobilidade
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), se reuniram na tarde desta segunda-feira (2) para debater projetos de mobilidade para a Capital. Durante o encontro, que aconteceu na Granja Santana, na Avenida Beira Rio, foram assinados os termos de doação de terrenos para a execução das obras dos terminais de integração do BRT e a autorização para uso do solo nas obras do trevo de Mangabeira e viaduto do Geisel.
“Conseguimos discutir questões administrativas de interesse da cidade e isso é muito importante. Sempre apostei no diálogo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estes terrenos são muito importantes para a realização das obras de mobilidade e pudemos chegar a um consenso que beneficia João Pessoa. A cidade vai ganhar todas as obras”, complementou.
Com a assinatura dos termos de doação dos terrenos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poderá realizar a construção de três terminais de integração que fazem parte do projeto de implantação do BRT na Capital. Os equipamentos ficarão localizados no Centro (ao lado da Rodoviária), no Cristo Redentor (por trás do Almeidão) e em Mangabeira (ao lado da Cehap), este último ocupando dois terrenos. Os terminais devem contar com estacionamentos, bicicletários, lojas e lanchonetes, garantindo o conforto da população.
“Esta foi uma conversa produtiva e muito importante para o desenvolvimento de João Pessoa. Hoje estamos repassando os terrenos para a construção dos terminais e esperamos que a cidade possa ganhar esta obra o mais rápido possível. Foi uma agenda muito necessária e continuo à disposição para tratar das questões de interesse da população”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.
O BRT, como é popularmente chamado o sistema de Bus Rapid Transit, é o maior projeto de mobilidade da Capital. Na prática, ele vai representar mais rapidez e conforto no tráfego de passageiros por garantir faixas exclusivas para o tráfego de ônibus coletivos biarticulados, com capacidade para 250 passageiros. Os corredores que serão implantados são as avenidas Epitácio Pessoa, Pedro II, Cruz das Armas e Dois de Fevereiro.
Liberação – Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo ainda entregou ao governador os termos de liberação do uso do solo para a realização de obras de mobilidade que estão sendo conduzidas pelo Governo do Estado. Foram autorizados os trabalhos de construção do trevo de Mangabeira e do viaduto do Cristo. A prefeitura de João Pessoa ainda autorizou obras de pavimentação nos bairros Cidade Verde, Cristo Redentor e Bessa.
Estiveram presentes no encontro o secretário municipal da Articulação Política, Lucius Fabiani; o procurador geral do Município, Rodrigo Farias; e o superintendente interino de Mobilidade Urbana do Município, Roberto Pinto. Também participaram o secretário Chefe de Governo, Ivan Burity; o Superintendente de Planejamento do Estado, João Azevedo; o diretor de obras do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima; e o secretário de Estado do Esporte, Tibério Limeira.