Parceria entre Prefeitura e Ong viabiliza abertura de Ponto de Cultura Quilombo

Por - em 280

Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Casa de Cultura Ilê Ase D’osoguiã, inaugura nesta sexta-feira (6), a partir das 9h o Ponto de Cultura Quilombo Cultural Yemanjá Sogbá. O evento, que será realizado Casa de Cultura Ilê Ase D’osoguiã, no Planalto Boa Esperança, marca a abertura do novo espaço, que servirá como mais um instrumento de preservação e difusão das expressões artístico-culturais afro-brasileiras.

O Ponto de Cultura Quilombo Cultural Yemanjá Sogbá é um projeto desenvolvido pela Casa de Cultura Ilê Ase D’osoguiã em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através de incentivo do Ministério da Cultura  e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para o desenvolvimento de projetos culturais na cidade de João Pessoa.

A casa de cultura do Planalto Boa Esperança também abriga o Nucleo de Formação de Agentes de Cultura (NUFAC)  que conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares e apoio institucional da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da PMJP.

“A coordenadoria entra com o apoio logistico e político nesse projeto de inclusão de crianças e adolescentes afrodescendentes. Esse projeto oferece cursos nas áreas de arte e cultura voltados para jovens afrodescendentes entre 15 e 29 anos residentes em bairros populares de João Pessoa,” explicou Socorro Pimentel, coordenadora de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial.

Socorro Pimentel ressaltou a importância  do evento que entregará as obras de ampliação da Casa de Cultura Ilê Ase D’Osoguiã. “É um evento importante para o Municipio e uma oportunidade para as pessoas participarem e conhecerem os projetos e  ações desenvolvidos pela casa.”

A Ong – A Casa de Cultura Ilê Ase D’Osoguiã   é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover  a inserção de crianças e jovens afro-descendentes em atividades culturais e artísticas. Dentre seus projetos está o de Cultura Digital, instrumento que recebe o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) .

Segundo Tuca Bonfim, diretora da Ong, o apoio possibilitou o aumento do numero de computadores da Estação Digital e a ampliação no número de crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Pontos de Cultura – é um programa do Governo Federal que visa promover o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. Em João Pessoa o programa é implementado através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), 20 entidades culturais de toda a cidade foram selecionadas e cada um dos pontos de cultura contará com um incentivo de R$ 60 mil anuais, incluindo nesse valor investimentos federais e a contrapartida municipal.