Alunos da Escola Municipal Chico Xavier participam de formação sobre cidadania

Por - em 760

Nesta terça-feira (10), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Xavier, localizada no bairro do Bessa, participam das atividades de formação do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA). O objeto é estimular o protagonismo e a participação cidadã dos alunos na indicação de melhorias para a escola na qual estudam, bem como para a comunidade onde moram. O OPCA é uma ação da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo realizada nas escolas municipais.

A escola possui 38 conselheiros que foram eleitos pelos alunos no ano passado. Eles terão oportunidade de debater com representantes da Secretaria de Educação e Cultura sobre os problemas e as necessidades da escola. “O OPCA é acima de tudo uma ação educativa. O objetivo é conscientizar as crianças e adolescente sobre o seu papel como cidadãos, ensiná-los sobre como eles podem participar dos processos de transformação social da sua cidade”, explicou o secretário Hildevânio Macêdo.

A formação sobre cidadania é realizada com os conselheiros eleitos, que explicam aos estudantes como funciona o OPCA e também como eles podem se tornar multiplicadores para reproduzir o processo dentro das salas de aula com os colegas. “A oportunidade também serve para conscientizar os alunos sobre a necessidade de ter cuidado com o bem público, que nesse caso são a escola e seus instrumentos”, avalia o diretor de planejamento da Secretaria do Orçamento Participativo, Cleudo Gomes.

A atividade tem continuidade na quarta-feira (11) quando serão apresentados aos alunos quais encaminhamentos foram dados às demandas eleitas no ano anterior. “A nossa intenção é apresentar as ações que estão sendo realizadas pela gestão em toda a rede e em especial naquela escola”, explica Cleudo.

No mês de setembro do ano passado, 204 alunos da Escola Chico Xavier escolheram através de votação três prioridades a serem realizadas na escola.  As demandas mais votadas foram um ônibus escolar, a melhoria dos banheiros e na alimentação.