Integrantes do projeto ‘Mulheres, Cores e Flores’ visitam viveiro municipal
Vinte integrantes do projeto ‘Mulheres, Cores e Flores’, da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa, conheceram na manhã desta quarta-feira (11) o Viveiro de Plantas Nativas da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) localizado no bairro Valentina de Figueiredo.
A ação faz parte de uma série de atividades de campo prevista no projeto ‘Mulheres, Cores e Flores’, que culminará no replantio de espécies da Praça Pedro Américo, no Centro. A coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá, explica que a visita ao viveiro também é consequência de um trabalho de pesquisa realizado pelas mulheres, onde elas estudaram previamente as plantas nativas da cidade de João Pessoa.
“Durante a visita, elas puderam confrontar as espécies vistas no trabalho de pesquisa com as plantas do viveiro. A visita de campo é uma atividade importante porque dá as mulheres mais elementos para decidir e participar da escolha das espécies que serão cultivadas e transplantadas para a Praça Pedro Américo”, afirmou Regina.
Para a catadora Egrinalda dos Santos, de 42 anos, a atividade foi bastante proveitosa e rendeu conhecimentos importantes para o desenvolvimento do projeto. “A visita no viveiro foi ótima, vimos como são feitas as mudas das plantas, como cuidar das plantas de acordo com tamanhos diferentes, como fazer compostagem – e que dá pra fazer em casa. A equipe do viveiro é ótima e vai ajudar a gente com o projeto, dando algumas mudas já grandes pra gente plantar na praça”, disse Egrinalda, da Associação de Catadoras de Material Reutilizável e Reciclável de João Pessoa (Catajampa).
Projeto – O ‘Mulheres, Cores e Flores’ reúne ações de responsabilidade social e ambiental através da jardinagem e conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Emlur).
Em meio a oficinas e cursos, o projeto prevê o reaproveitamento de pneus descartados e o cultivo de flores que serão utilizados nos jardins da Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa. Vinte mulheres atendidas em projetos sociais da SEPPM participam do projeto.
O projeto da SEPPM reúne mulheres do Movimento de Luta pela Moradia, da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros), de catadoras de material reciclável e mulheres de religião matriz africana.