Secitec entrega documento do Fórum Municipal para Discussão do Parque Tecnológico
A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), dando continuidade aos trabalhos do Fórum Municipal para Discussão do Parque Tecnológico de João Pessoa (ForumTec), apresentou nesta quinta-feira (12), à diretoria da Sucesu-PB, um documento que consolida a primeira versão sistematizada das discussões do Fórum.
O documento será entregue, da mesma forma, a todas as instituições que participaram do Fórum, incluindo as que foram convidadas, mas que por ventura, não puderam comparecer. Também será solicitado que o material entregue seja analisado e que cada instituição parceira indique uma pessoa para representá-la em um grupo técnico ampliado que será criado para formalmente apontar diretrizes para a construção do Parque Tecnológico.
Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Marly Lúcio o objetivo das reuniões é tornar o processo o mais democrático possível, debatendo e discutindo com os atores envolvidos. “Queremos construir um fórum permanente de discussão sobre o assunto. Para isso, pedimos que cada um de nossos parceiros indiquem seus representantes para nossos encontros mensais”, salientou.
O presidente da Sucesu-PB, Laércio Alexandrino, explicou que o Parque Tecnológico seria um aglutinador natural na cadeia econômica de Tecnologia da Informação (TI) e que teria como seu principal papel propiciar uma comunicação dinâmica entre as empresas locais, facilitando assim a troca e a integração de produtos, bens e serviços e, a Sucesu seria peça fundamental nesse cenário de desenvolvimento do mercado local.
“As empresas mais destacadas dentro do seu ramo de atuação fazem parte do grupo de associados da Sucesu. Sabemos que alguns parques tecnológicos pelo Brasil não tiveram êxito em sua implantação devido às falhas no mecanismo de inserção das empresas locais e nosso papel seria justamente facilitar e orientar o ingresso dessas empresas dentro do parque tecnológico”, destacou Laércio Alexandrino.
Um dos objetivos para implantação de um Parque Tecnológico na cidade de João Pessoa é facilitar a instalação de ambientes de inovação que aliem atividade com potencial competitivo e inovador, com a produção de conhecimento científico e técnico especializado, como estratégia de desenvolvimento econômico e social local.