Capoeira, repente e forró abrem primeiro dia de polo em Tambaú

Por - em 610

O Grupo de Capoeira Afro Nagô, do Valentina Figueiredo, abre as atrações deste sábado (21), às 17h30, do São João Pra Valer, no polo junino do Largo da Gameleira. Depois deles, vêm a quadrilha junina Jovem Matuto, dos Funcionários IV, e os repentistas Antônio Costa e Daudeth Bandeira, e fechando a noite, a animação de um trio de forró.

Ao contrário dos demais polos, que terão programação apenas nos dias 27 e 28, a de Tambaú vai ser estendida, nos dias 21, 22, 27, 28 e 29. O ‘São João Pra Valer 2014’ de João Pessoa vai contemplar quatro bairros, além do Busto, cenário da agitação principal: Valentina, Cristo, Mandacaru e Tambaú.

Esses polos, que dão um caráter mais tranquilo e aconchegante à festa, apresentarão forró pé-de-serra, grupos de cultura popular e quadrilhas juninas. “O pessoense terá motivos de sobra para curtir os festejos sem se afastar tanto de casa”, destaca o secretário de Turismo, Bruno Farias.

Um misto de dança e arte marcial – A Capoeira Afro Nagô apresenta ao público uma sequência de danças guerreiras afros, como o maculelê, o samba de roda e o afoxé, além de jogos. Todas as manifestações reforçam o caráter interdisciplinar do esporte, que transita entre o universo da dança e o das artes marciais.

Surgida há 34 anos em João Pessoa, a Afro Nagô hoje tem núcleos por boa parte da Paraíba (soma 600 alunos) e acumula apresentações na Suíça, Canadá e Estados Unidos, onde também fundou grupos.

“A capoeira é uma arte marcial completa: tem dança, poesia, brincadeira e educa. Atrás do futebol, é o que mais divulga o Brasil mundo afora”, defende o seu líder, Mestre Zunga. Por lei, a capoeira hoje é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil.

“A capoeira trabalha corpo e mente na medida em que todo aluno é instruído a entender da sua história e a tocar todos os instrumentos percussivos. Fisicamente, trabalha músculos do pé até a cabeça, além do reflexo e da flexibilidade”, diz Aline Machado, praticante há sete anos.

Cantoria popular – Em seguida, o decano Daudeth Bandeira também debuta em parceria com Antonio Costa ao som da viola. Natural de São José de Piranhas, Daudeth contabiliza quase 40 anos de carreira.

O nome de batismo, Manuel Bandeira de Caldas, foi abreviado para Daudeth por causa de uma admiração da mãe pelo escritor francês Alphonse Daudet. A inclinação para as letras ficou evidente desde cedo nos cordéis e livros que lançou ao longo de 30 anos, ‘Vale dos versos’, ‘Os atrativos da Paraíba decantados em poesia’, ‘Dias d’versos’ (escrito com José de Sousa Dantas) e ‘Nas águas da poesia’, no prelo.

Daudeth descobriu-se repentista jovem, por ironia longe da terra natal, quando era metalúrgico em São Paulo. Voltando à Paraíba, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), carreira que exerce até hoje ao lado da cantoria, a qual nunca parou de desbravar. Ao falar da arte do improviso, que é a sua mola-mestra, não esconde o entusiasmo: “A espinha dorsal da cantoria é o estilo desafiante; quando os cancioneiros se digladiam sobre os temas pedidos pela plateia”, diz.

O amor, a religião, a política e a violência estão entre os mais frequentes desse rol. “A declamação evidencia o cuidado com a linguagem, a rima, a métrica e o vernáculo, que têm que ser exemplares na cantoria, não importa o estilo em que se desenvolva, se nas sextilhas, quadrões ou martelo-agalopado”, explica, sem esconder a preferência pelos poemas caboclos e causos do interior.

Programação dos polos:

Polo Valentina (próx. ao Campo da Marquise):

27/06/14

Quadrilha Junina Nação Matuta – 19h

Forró Braza no Pé – 20h

Forró das Arábias – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Tiko Show – 19h

Trio de forró – 20h

Banda Bereguedê – 22h

Polo Cristo (Av. da Fraternidade, em frente à Escola Ubirajara):

27/06/14

Quadrilha Junina Butijinha – 19h

Trio de forró – 20h

Rayanne Stefanny – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Zé Monteiro – 19h

Trio de forró – 20h

Vinicius & Sobral – 22h

Polo Mandacaru (Cinco Bocas):

27/06/14

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru – 19h

Forró Pesado– 20h

Forró Fiando – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Mangue Seco – 19h

Forró Primeira de Luxo – 20h

Renata Arruda – 22h

Polo Tambaú (Largo da Gameleira):

21/06/14

Capoeira Afro Nagô do Mestre Zunga – 19h

Quadrilha Jovem Matuto – 20h

Repentistas Antônio Costa e Daudeth Bandeira – 20h30

Trio de forró – 21h30

22/06/14

Capoeira Angola Mandinga de Mestre Lima – 19h

Quadrilha Junina Flor de Lírio – 20h

Emboladores Lindalva e Lavandeira – 20h30

Trio de forró – 21h30

27/06/14

Capoeira Angola Palmares do Mestre Dário – 19h

Quadrilha Junina Jovem Matuto – 20h

Repentistas Paulo Cruz e Milanez – 20h30

Trio de forró – 21h30

28/06/14

Capoeira Angola Palmares, do Mestre Adeilson – 19h

Quadrilha Junina Sanfona Branca – 20h

Repentistas Soledade e Minervina – 20h30
Jairo Madruga – 21h30

29/06/14

Capoeira Berimbau Dourado, do Mestre Colorado – 18h30
Quadrilha Junina Aconchego – 19h30

Selma do Coco e Quadrilha Junina dos Bonecos Gigantes – 20h30

Forró Encabulado – 22h