Secretaria das Mulheres discute gênero e diversidade nas escolas
A Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) realiza nesta segunda-feira (7), pela manhã, mais duas rodas de discussão do projeto de formação “Discutindo gênero e diversidade na escola: compreender e respeitar diferenças”. Dessa vez, a capacitação ocorrerá nas escolas municipais Antônia do Socorro Machado e Dom Marcelo P. Cavaleira, no bairro Valentina Figueiredo.
As rodas de discussão vêm acontecendo desde o mês de maio e deve atender aproximadamente 460 profissionais de educação de escolas de tempo integral e do Pró-Jovem Urbano. De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Girlani Lima, cerca de 200 professores de oito escolas já foram capacitados.
“O projeto tem sido muito bem recepcionado pelas escolas. Os professores têm aprovado as discussões e as tornado muito proveitosas, até porque não havia esse espaço de discussão antes. Percebemos que o machismo, a homofobia e o racismo ainda estão muito presentes no ambiente escolar e que os professores acham importante discutir na perspectiva de superar esses problemas”, ressaltou Girlani Lima.
A coordenadora ressalta que o objetivo do projeto “Discutindo gênero e diversidade na escola: compreender e respeitar diferenças” é contribuir para uma sociedade que supere todo tipo de discriminação, especialmente o machismo, o sexismo, a homofobia, a lesbofobia e o racismo.
A ação ocorrerá em 16 escolas de ensino fundamental de João Pessoa, sendo 14 de tempo integral, além de 20 núcleos do Pró-jovem Urbano, cujo trabalho vem sendo realizado em parceria com os professores da disciplina “Participação Cidadã”.