Paulo Gazzaneo faz masterclass e recital de piano nesta sexta e sábado
O pianista paulistano Paulo Gazzaneo fará uma masterclass (aula em conjunto geralmente com distribuição de material didático) gratuita nesta sexta (25), às 18h, no auditório do Centro de Estudos Jurídicos Sociais de João Pessoa, no Bairro dos Estados. A apresentação será uma oportunidade rara para músicos aprenderem novas técnicas com um dos mais experimentados instrumentistas de cordas, com passagem por importantes orquestras do velho continente. O auditório tem capacidade para 50 pessoas.
No sábado (26), às 18h, Gazzaneo faz um recital com obras de Chopin, Liszt e Mozart no mesmo local. A entrada é franca.
O músico – Paulo Gazzaneo começou a carreira na Europa, em recital de piano realizado em Budapeste, na Hungria. A sua bem-sucedida trajetória foi construída sobre duas vertentes: interpretação e pedagogia. Recentemente, tem se destacado na área da composição também.
Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), baseou-se nas orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado. Desde o seu retorno ao Brasil, em 1993, assumiu como principal premissa de trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores nacionais, buscando valorizar a geração atual de criadores.
Como intérprete, tem oito títulos lançados, sete dos quais dedicados à música brasileira. Como compositor, além de um registro fonográfico produzido em 2005 pelo selo PMC, foi prestigiado pelo Harpyia Quartet, da Grécia, em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental. Em 2010, a Taiwan at Sun Yat-sem University utilizou o seu Trio para piano e cordas em seu repertório acadêmico.
Como recitalista e solista, se apresentou nos Estados Unidos, nas Américas do Sul e Central e centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), destacando-se nos Concertos para Piano de Mozart em Budapeste, em 1991. Fez também uma aplaudida temporada de concertos pelos Estados Unidos em 2012.
Como camerista, desenvolveu entre 2002 e 2006 um importante trabalho de difusão do repertório contemporâneo brasileiro no Trio Retrato Brasileiro. Atualmente confirma sua versatilidade técnica e estética no São Paulo Arte Trio, ao lado do violinista Paulo Calligopoulos e da violoncelista Ana Maria Chamorro.
Como regente, fez a sua estreia brasileira em 2011, frente à Orquestra Filarmônica do Brasil no Rio de Janeiro. Atualmente dá aulas na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e integra a American Liszt Society e a British Liszt Society.
Serviço:
Masterclass com o pianista Paulo Gazzaneo
Data: sexta (25)
Horário: 18h
Local: Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (Av. Rio Grande do Sul, 1411, B. dos Estados. Por trás da sede da Receita Federal)
Recital com o pianista Paulo Gazzaneo
Data: sábado (26)
Horário: 18h
Local: idem
Programa:
Frederic Chopin (1810-1849)
Polonaise em Dó sustenido menor, op. 26 nº 1
Polonaise em Mi bemol menor, op. 26 nº 2
Scherzo em Si menor op. 20
Franz Liszt (1811-1886)
Funárailles S. 173 nº 7 (Harmonies poétiques et religieuses)
Rapsódia Húngara nº 8 em Fá sustenido menor S. 244
Rapsódia Húngara nº 12 em Dó sustenido menor S. 244
Extra:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) / Fazil Say: Fantasia sobre “Alla Turca”
Entrada gratuita