Semob realiza ações educativas em comemoração ao Dia do Motorista

Por - em 867

Luciano Batista_motoristaNas mãos dos motoristas está a responsabilidade de conduzir pessoas com segurança a seus destinos e contribuir para tornar o trânsito mais humanizado. Dentro da programação de comemoração do Dia do Motorista, nesta sexta-feira (25), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai promover uma série de atividades para homenageá-los e conscientizá-los sobre o dever que eles têm em preservar vidas.

Pela manhã, às 10h, a equipe de educação da Semob e os agentes de mobilidade farão uma ação educativa na avenida Epitácio Pessoa, semáforo do supermercado Extra, com a distribuição de panfletos contendo dicas para os motoristas e adesivagem de ‘Eu Quero Paz no Trânsito’. À tarde, a partir das 14h, os educadores vão ministrar palestra sobre ‘Conduta no Trânsito’, em conjunto com a Secretária de Educação e Cultural (Sedec), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Na ocasião, serão entregues kits educativos.

Roberto Pinto, superintendente da Semob, ressaltou a importância da profissão de motorista como profissionais que transportam vidas de forma responsável e segura. “O Dia do Motorista é uma data para comemorar, como também para alertar a todos que integram o sistema de trânsito que este deve ser seguro e consciente, visando o respeito aos pedestres e ciclistas. Parabéns a todos os condutores pelo seu dia e que possamos ajudá-los na busca por um trânsito mais seguro e tranquilo”.

Existem atualmente em João Pessoa mais de 291 mil condutores pelas ruas e avenidas. A Semob tem a missão de assegurar que eles cumpram a legislação de trânsito, para dar mobilidade e qualidade de vida à população em seus deslocamentos.José Airton_motorista

Além de garantir que os motoristas obedeçam à legislação, a Semob é também responsável pela fiscalização e concessão de transporte público e permissões dos serviços de táxi, transporte escolar e turismo, tendo ainda o cuidado de observar os operadores na prestação desses serviços. Para isso, o órgão oferece cursos e palestras educativas que trabalha o lado humano e o psicológico dos motoristas.

Motoristas – Circulando pela cidade temos 1.300 motoristas de ônibus, 1.440 taxistas e 430 transportadores de escolares. O cotidiano desses profissionais não é nada fácil: congestionamentos, horários corridos, passageiros apressados, cuidados para evitar acidentes, manutenção do veículo, o que resulta em muito estresse. Mesmo com todas essas dificuldades, a maioria ainda mantém a calma e a serenidade para conduzir seus passageiros com segurança tendo a certeza, ao final do dia, do dever cumprido.

A chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho, falou do motorista como aquele que conduz pessoas a destinos diversificados com responsabilidade e segurança. “Hoje parabenizo aqueles que dirigem com prudência, priorizando a vida, o respeito e a gentileza, tornando o nosso trânsito mais humanizado, garantindo a mobilidade e a fluidez do tráfego”.

Severino-1_motoristaAlguns ficam pouco tempo em profissão tão estressante; outros vivem a vida inteira tirando o sustento da família e até passam a atividade para os filhos. O motorista de táxi, Severino Ramos, que trabalha na função há oito anos, disse que ama o que faz e não se vê em outra profissão. “Meu pai também era taxista e eu sempre sonhei em ser. O que eu anseio nesse dia é mais educação em nosso trânsito”, falou o morador do Geisel.

O operador do transporte coletivo, Luciano Batista Hemínio, disse que é gratificante o reconhecimento pelo Dia do Motorista. Luciano, que tem 20 anos de profissão, também falou que a maior dificuldade é o dia-a-dia no trânsito, mas se diz satisfeito com o serviço. “É bom comemorar o nosso dia, pois é com orgulho que eu conduzo centenas de pessoas todos os dias com muito esforço e responsabilidade”.

Permissionário do transporte escolar há 24 anos, José Ailton Amorin contou que no início dos anos 90 o transporte escolar não tinha a demanda que se tem hoje e o trânsito era menos intenso. “É dessa profissão que eu tiro o sustento da minha família e me realizo todos os dias. Parabenizo a todos os profissionais do volante pelo seu dia”.

Dia – Comemora-se o Dia do Motorista em 25 de julho porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro desse profissional do volante. Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes pelos rios, ele tornou-se padroeiro dos viajantes e dos condutores de veículos, tanto profissionais quanto amadores.

O Dia do Motorista é uma data não só para comemorar, mas também para refletir sobre compromisso que as pessoas têm quando estão dirigindo. O cuidado, a paciência, a gentileza, a civilidade e o respeito às leis são fundamentais para se conquistar um trânsito mais humano e menos violento.