Coordenadoria a Cidadania LGBT apoia a ‘Marcha das Mulheres Negras’

Por - em 600

A Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT de João Pessoa apoiou, na noite desta sexta-feira (26), a Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver. O evento ocorreu no Parque Solon de Lucena, justamente na data em que é celebrado o Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe – Dia Teresa de Benguela.

A iniciativa do governo municipal com o apoio ao projeto é o enfrentamento do racismo e da violência contra as mulheres negras. Para a coordenadora de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, a marcha tem como foco o caráter político, cultural e feminista. “O direito ao exercício pleno de cidadania nos é negado historicamente e essa identidade é preciso ser mostrada de dentro da gestão para fora. Então, essa marcha tem uma importância muito grande porque marca a afirmação da mulher negra na sociedade”, disse Socorro.

Socorro Borges, secretária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM), parceira na realização da marcha, ressaltou que essa é uma oportunidade de trazer para a pauta política as demandas específicas das mulheres. “Queremos colocar para a sociedade a questão do racismo no sentido de desconstrução, porque esse é um dos principais problemas enfrentados pela mulher negra. Então, estamos incluindo essa problemática para que possamos avançar frente ao racismo”, destacou.

Até este sábado (26) serão realizados debates, shows e apresentações culturais em alusão ao dia. A sambista pernambucana Karynna Spinelli encerra a programação com o espetáculo Samba d’Ouro, dentro do projeto Sabadinho Bom na Praça Rio Branco, no Centro Histórico.

Programação

25/07 – Até as 21 horas, no Parque Solon de Lucena, shows com as cantoras Dandara Alves e Malu Lima, além do Coral Voz Ativa e dos grupos Aja Mulher, Sementes da Jurema, Mulheres Capoeiristas e outras expressões culturais afro.

26/07 – Atividade alusiva ao 25 de junho ao lado do Mercado de Mangabeira, a partir das 9 horas;

Sabadinho Bom alusivo ao dia 25 de junho com apresentação artística de Karyna Spinelli, no Centro Histórico, a partir do meio dia.