Prefeito autoriza obra de revitalização da Praça João Pessoa e destaca valorização do Centro Histórico
A cidade de João Pessoa deu mais um passo decisivo na preservação e valorização de sua história. Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Luciano Cartaxo assinou a ordem de serviço para as obras de revitalização da Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes. A intervenção, que conta com investimentos de cerca de R$ 510 mil, vai trazer acessibilidade e reestruturar o espaço, um dos principais pontos históricos da capital paraibana.
O prefeito Luciano Cartaxo afirmou ser impossível estimar a importância e a riqueza histórica da Praça João Pessoa. “A revitalização deste espaço era uma dívida que a cidade possuía consigo. Estamos trabalhando de forma efetiva para devolver o Centro Histórico para a população de João Pessoa”, destacou. De acordo com o prefeito, mais de R$ 100 milhões em projetos estão sendo aplicados na região.
De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Polari, a gestão tem feito um esforço enorme para transformar o Centro Histórico da Capital. “A revitalização da Praça integra um conjunto de ações que ainda conta com a Casa da Pólvora, os casarões e o Parque Solon de Lucena. O prefeito está cuidando da memória de nossa cidade”, afirmou.
Intervenção – Entre as intervenções previstas no projeto estão a instalação de novos bancos e a manutenção dos já existentes, e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros serão arborizados e ganharão novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original.
Outra mudança acontecerá no piso, que hoje acumula três tipos de ladrilho diferentes. Com a reforma, o piso será padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.
Um dos destaques do projeto é o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a maior parte da estrutura permanecerá idêntica, como é o caso do traçado original – haverá alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.
Agradecimento – O jornalista Abelardo Jurema participou do evento como membro da família do presidente João Pessoa, e afirmou que todos se sentem lisonjeados e agradecidos. “Esta é primeira vez, desde que cheguei à esta cidade, há 35 anos, que vejo um prefeito se preocupar com este que é um dos pontos mais significativos da história de João Pessoa. Aplaudimos este gesto de homenagem à cidade”, afirmou.
História – A reforma da Praça João Pessoa foi possível com a elaboração de um projeto fruto de diversas visitas ao local e de um levantamento fotográfico e métrico. O espaço exige cuidados especiais por estar inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).
A Praça foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça da Paraíba).