PMJP firma parceria com o Serpro para receber micros para Estações Digitais

Por - em 529

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem estreitando cada vez mais as relações com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em reunião agendada para manhã desta quinta-feira (31), na sede da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, entre o representante do Serpro, Severino Xavier de Moraes Filho, e o secretário da pasta, Bival Ferreira Dantas Filho, serão discutidos temas relacionados aos convênios e parceria entre as instituições.

Segundo o secretário Bival Ferreira Dantas Filho, a parceria reforça ainda mais uma prática que já vem sendo adotada pela PMJP que é a de dar acesso à informação e a produção do conhecimento. Criado em 2007, o Projeto das Estações Digitais, denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa do município por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

“Existe uma carência, ou melhor dizendo, uma necessidade premente da renovação do parque de computadores, e esta parceria vai propiciar a renovação,  através da doação de 418 estações de trabalho para atender as 38  Estações Digitais em funcionamento, espalhadas em diversos bairros da cidade”, destacou Bival Filho.

Serpro – É a maior empresa do setor da América Latina e atua em várias áreas do Governo Federal, há cinco décadas. O Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID), busca promover a inclusão digital e social das comunidades excluídas do universo das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC).

Implantado em 2003, o PSID é uma das ações amparadas pela política de Responsabilidade Social e Cidadania da Empresa, em sintonia com o Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal.

Severino Xavier de Moraes Filho  – Chefe da Divisão de Administração e Ambientes de TI em Recife / Representante Regional do Programa de Inclusão Digital do Serpro – Formado em Tecnologia em Sistema da Informação pela Faculdade Pernambucana (Fape), funcionário do Serpro desde 1986.