Cultura popular contagia público na quarta noite da Festa das Neves

Por - em 515

FestadasNeves2014_RafaelPassos (125)A Cultura popular em suas diversas vertentes tomou conta da Praça Dom Adauto nesta segunda-feira (4), quarto dia da Festa das Neves, dentro das comemorações do aniversário de 429 anos de fundação da cidade de João Pessoa. Passaram pelos palcos do Pavilhão dos Brincantes emboladas, teatro, dança, coco de roda e ritmos africanos nas apresentações dos emboladores Frank e Nazar, Reizado de Zabelê, o cordelista José Pedro de Lima (o Índio), Chico do Canolino, Nau Catarineta e o grupo de percussão Tambores do Forte, fechando a programação da noite no ritmo afrobrasileiro.

“Não há limites territoriais. Nós temos buscado a qualidade musical e a diversidade dos grupos que convidamos para participar das apresentações promovidas pela Fundação”, enfatiza Emilson Ribeiro, coordenador da Divisão de Cultura Popular da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Segundo ele, através da historia e do trabalho desses grupos, temos a oportunidade de conhecer a nossa própria história, nossa formação cultural, social e ética.

Do Rio Grande do Norte foram convidados a participar da festa os irmãos emboladores Frank e Nazar e Chico do Canolino. A dupla conquistou a plateia com o improviso rápido, bem humorado e com a interatividade com o público presente. Já Chico traduziu os ritmos de Luiz Gonzaga, Flávio José e Jackson do Pandeiro na sua rabeca estilizada, produzida à base de um cano de PVC.

Os mais de 40 integrantes do grupo paraibano ‘Reizado de Zabelê’ entraram em cena com muitas cores, brilho e alegria, traduzidos na musicalidade dos seus integrantes, sem distinção de crianças e idosos. Já a apresentação do grupo de Cabedelo ‘Nau Catarineta do Mestre Tadeu’, manteve seu ritmo narrando e cantando músicas alegres em homenagem à festa de Nossa Senhora das Neves.

Mistura – Já o grupo cultural ‘Tambores do Forte’, também de Cabedelo, trouxe ao palco do Pavilhão dos Brincantes uma mistura de ritmos que passaram pelo afro, coco de roda, maracatu e pontos de candomblé. O público presente cantou junto “Eu lhe dou boa noite cantando…”, como diz umas das canções do grupo. “Nós temos seis anos de formação e buscamos a musicalidade dos ritmos africanos e da nossa cultura popular, além de procurar valorizar a cultura negra”, disse Júlio Mola, coordenador e vocal do grupo.FestadasNeves2014_RafaelPassos (44)

Praça Rio Branco – Na Praça Rio Branco, na Tenda Arte e Cena, duas apresentações teatrais também marcaram a noite desta segunda-feira. “Carnaval em Veneza” contou com a participação dos atores Maria Luiza Pires e Rodolfo Pereira. Em seguida, a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança brindou os participantes da Festa das Neves com a apresentação “Donzela Guerreira”.

Parques de Diversões – A tradicional Festa das Neves ocorre esse ano em quatro marcos inaugurais da fundação e desenvolvimento da cidade – o Ponto de Cem Réis e as Praças Rio Branco, Dom Adauto e Anthenor Navarro, no Centro da Capital. Apesar da festa de mudado seus pontos de concentração, o tradicional parque de diversões continua sendo armado para a alegria de todos, principalmente de crianças e adolescentes.

Há alguns anos, o brinquedo mais sofisticado da Festa das Neves era a roda-gigante. Atualmente, as filas intermináveis se dividem entre os brinquedos de plástico e outros tipos, como a Barca, Surf, Samba ou o Ranger, um brinquedo que leva os aventureiros a aproximadamente 30 metros de altura e gira, levando os seus tripulantes a darem gritos histéricos.

A maçã do amor, embora ainda vendável, encontra grande concorrência nas uvas com cobertura caramelizada e de chocolate, seguida pelos cachorros-quentes, batatinha frita e espetinhos.

Segurança – A tranquilidade da festa tem sido garantida por um esquema integrado entre Guarda Civil Metropolitana, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura também conta com o auxilio de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) e com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apostos para eventuais necessidades.

FestadasNeves2014_RafaelPassos (74)A programação da Festa das Neves 2014 continua nesta terça-feira (5). Veja as atrações:

Ponto de Cem Réis

18h30 – Oliveira de Panelas homenageia Ariano Suassuna
20h00 – Concerto de 50 anos da Banda 5 de Agosto

Cultura popular (Pavilhão dos Brincantes – Praça Dom Adauto)

19h – Mestre Brawn
20h – Cordelista Vicente Campos Filho
20h – Cavalo Marinho Semente João do Boi
21h – Grupo Jacoca (Conde)
22h – Grupo Ajamulher
23h – Grupo Amantes da Rabeca (Sapé)

Tenda do Cordel (de 17h a 0h, na Pça. Dom Adauto)

Tenda Arte e Cena (Praça Rio Branco)

15h00 – Aula-espetáculo “Chã de Dois – Corporeidades Brasileiras: da Tradição à Cena Contemporânea”, da Companhia Geca;

17h00 – “A Saga de Daluz”, da Geca, Grupo Experimental Cena Aberta;

18h00 – “Confraria de Malagrida – Apresentação do Maracatu Nação Pé de Elefante”. Compondo a programação da Acraa (Associação Cultural Recreativa Anjo Azul), no Beco da antiga Faculdade de Direito;

Exposição  “A Parede Poética do Sesc”;
Performance de Anayde Beiriz (atriz Raquel Ferreira).