Prefeito inaugura Centro de Treinamento Esportivo e destaca investimento em cidadania
Investir em esporte como meio de promoção da cidadania. Essa é a meta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que inaugurou na manhã desta terça-feira (5), quando se comemora o aniversário da Capital, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE). O equipamento, que conta com estrutura profissional, vai atender crianças e adolescentes na faixa etária de nove a 15 anos, que poderão ter aulas de futebol e se desenvolver por meio da prática esportiva.
“Estamos trabalhando para reforçar a garantia de um futuro melhor para nossas crianças, que vão poder crescer com mais saúde, paz e cidadania”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Este é um equipamento que busca o desenvolvimento unindo o esporte, a saúde e a educação, e que vai contribuir muito para o futuro destes garotos, seja como atletas ou como pessoas”, complementou.
A estrutura disponibilizada pelo Centro de Treinamento pode ser comparada a dos grandes clubes do futebol brasileiro. O espaço possui 12 mil metros quadrados de área construída e dois campos disponíveis, sendo um de dimensões profissionais (68m x 105m), com o mesmo tipo de gramado do Maracanã. Também fazem parte da estrutura uma arquibancada para 1.500 pessoas, salas de fisioterapia e ginástica, vestiários com 12 banheiras de hidromassagem e sala de reuniões com capacidade para 40 pessoas.
O CTE vai receber um total de 200 crianças e adolescentes com idade de nove a 15 anos, que serão inscritas a partir de seleção nas escolas da rede municipal de ensino. “Neste espaço vamos poder ampliar o trabalho educativo das escolinhas de futebol que já funciona no Estádio da Graça e nos centros de treinamento de clubes como o Botafogo – PB e o Auto Esporte, que possuem convênio com a Prefeitura”, explicou o secretário municipal da Juventude, Esporte e Recreação, Edmilson Alves.
Educação – O futebol pode ser o lazer e o sonho de quase todos os garotos, mas eles sabem que no projeto desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa o esporte vem aliado à educação. “A gente aprende a jogar melhor, mas os professores também querem saber como estamos na escola e em casa. Eles conversam com nossos pais e com os professores para saber como estão as notas e o comportamento. Pra continuar tem que estar bom”, contou José Ewerton, de 14 anos, que recebe aulas há dois.
Ele e os amigos Lucas Alves e Elenilson Henrique, ambos de 14 anos, concordam que o método é o melhor para eles. “Eu acho que é certo porque a gente ganha mais um incentivo pra estudar. Tem muita gente que se envolve com coisas ruins, mas enquanto estamos pensando em jogar bola, nós não queremos saber de estar na rua”, contou Lucas.
Elenilson foi um dos que chegaram ao projeto por último, mas não quer saber de sair. “Eu entrei porque gosto muito de futebol e admiro quem joga bem, quero ser bom”. Mas a ideia não é só jogar bem. O palco para a partida já está definido desde já. “Meu sonho é jogar no Maracanã”, destacou o garoto. No Centro de Treinamento o gramado já é o mesmo. Com toda a estrutura e o acompanhamento necessário, o futuro agora depende apenas de Elenilson.
Iluminação e pavimentação – Outro diferencial do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) é a infraestrutura. As cinco vias que rodeiam o equipamento receberam pavimentação asfáltica e sinalização de trânsito desde o último mês de fevereiro. A iluminação também foi modificada com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarela e têm potência de 70 watts, pelas de vapor metálico, que emitem luz branca, com potência de 400 watts.
O CTE está localizado na Rua da Alvorada. O investimento total é de R$ 5,2 milhões, com recursos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e da parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Homenagem – Em sua inauguração, o Centro de Treinamento Esportivo recebeu o nome de Ivan Tomaz da Silva, um dos maiores publicitários, radialistas e narradores esportivos da história da Paraíba. Na ocasião, sua esposa Vera Leal Tomaz agradeceu a homenagem. “Ivan foi um dos maiores militantes do esporte neste Estado e é com muito orgulho que sua família se reúne hoje para receber essa homenagem”, afirmou.