Credencial de idosos para estacionamento deve ser renovada a cada dois anos

Por - em 4445

semob_zonaazul_idoso_foto_adrianofranco_ (1)Os idosos, que utilizam as vagas exclusivas de estacionamento na cidade de João Pessoa, devem renovar sua credencial a cada dois anos. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa explica que com o documento vencido a pessoa com 60 anos ou mais não poderá também usufruir do direito de estacionar gratuitamente na Zona Azul, por uma hora, na vaga destinada aos idodos.

Para efetuar a renovação, o beneficiário deverá se dirigir à Semob, na BR 230, Km 25, ao lado da Energisa, no Cristo Redentor, ou nas subprefeituras em Mangabeira e Tambaú, das 8h às 17h.

“A credencial é fornecida gratuitamente pela Semob e é fácil de ser emitida. Apenas com a credencial podemos garantir o direito de uso das vagas destinadas às pessoas idosas, que têm uma hora de gratuidade nessas áreas. Após a implantação da credencial, podemos otimizar nossas ações para que só quem tem o direito utilize as vagas”, ressaltou o superintendente da Semob, Roberto Pinto.

Documentos para renovação – Os idosos devem comparecer ao local de recadastramento munidos da credencial vencida e comprovante de residência de João Pessoa, emitido no máximo há 60 dias – pode ser contas de água, luz, telefone ou outro comprovante, desde que com a chancela dos Correios.

semob_zonaazul_idoso_foto_adrianofranco_ (5)É importante o beneficiado saber que o documento não garante a gratuidade total nas vagas especiais em áreas de Zona Azul. “Ao deixar o carro nas vagas da Zona Azul, é preciso respeitar as normas que exigem o uso da credencial e que só permitem o estacionamento por um prazo máximo de uma hora”, explicou o superintendente. Após esse tempo, o condutor deve retornar ao veículo para retirá-lo do local ou adquirir uma cartela.

O chefe da Seção de Estacionamento da Semob, Rômulo Araújo, ressaltou a necessidade da renovação do documento. “Os beneficiários das vagas exclusivas devem verificar o prazo de validade constante na credencial, que é de dois anos, porque os agentes de mobilidade irão observar a validade do documento. Estando vencida, o idoso não poderá utilizar a vaga exclusiva, por isso a importância da renovação”.

Giselda Silveira Guedes Pereira, 76 anos, administradora aposentada, mora em Jaguaribe e é beneficiada com a credencial. “Acho ótima a credencial, porque sempre tenho um espaço para estacionar, o que melhorou muito nas minhas atividades diárias, como a ida ao médico, compras e outras coisas que eu faço com o carro. Também gosto muito do atendimento na Zona Azul”, disse.

Quem não tem – Para fazer o cadastro e obter o documento, as pessoas com 60 anos ou mais devem  ir até a Semob com a seguinte documentação: foto 3×4 recente colorida, carteira de habilitação ou CPF e RG, além de comprovante de residência recente de João Pessoa.

Para mais informações basta ligar para os telefones 3218-9330, 3218-9336 ou 0800-281-1518, este último da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.