Procon-JP e representantes de postos se reúnem para discutir preço dos combustíveis

Por - em 500

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) continua notificando os postos de combustíveis em João Pessoa. Desde o início desta semana, já foram notificados cerca de 30 estabelecimentos devido a suspeita de uniformização dos preços do produto. Este problema será discutido nesta sexta-feira (15) durante Mesa de Diálogo entre o secretário do Procon-JP, Helton Renê, e representantes dos donos dos postos de combustíveis, às 9h30, na sede do Procon- JP, no bairro de Tambiá.

O secretário adianta que convocou os donos dos estabelecimentos com o objetivo de resolver o problema de uma possível padronização dos valores dos combustíveis em João Pessoa, que foi denunciada no final da semana passada, e diagnosticada em pesquisa de preços realizada pela Secretaria no início da semana. “O tema principal da reunião, além de possíveis aumentos abusivos, será a padronização dos preços dos combustíveis e, claro, induzir os empresários à prática de valores cada vez menores, diferenciados, uma característica da livre concorrência”.

Segundo Helton Renê, o Procon-JP não pode interferir na política de preços dos postos, mas pode questionar a padronização de valores para tentar proteger o consumidor de um tabelamento que o deixará sem opção para procurar o combustível mais barato. “Vamos reafirmar que estamos atentos e intransigentes na defesa dos direitos do cidadão”, disse o secretário, alertando ao consumidor que faça sua parte e procure abastecer em postos que apresentem um menor preço, conforme pesquisa recente da Secretaria.

Pesquisa – No levantamento de preços de combustíveis realizado pelo Procon-JP na última terça-feira, 12, o menor valor encontrado para a gasolina comum foi de R$ 2,61 e o maior ficou em R$ 2, 99, uma variação de 14,2%, com o consumidor podendo economizar até 37 centavos em cada litro.

Um panfleto confeccionado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está sendo divulgado nas redes sociais informando à população onde encontrar os melhores preços da gasolina, álcool e diesel, por zona. Para acessar a pesquisa completa de todos os tipos de combustíveis ou conseguir mais informações acesse o portal www.joaopessoa.pb.gov.br.

Helton Renê informa que o órgão está promovendo a campanha usando as redes sociais, e não mais os panfletos impressos que eram distribuídos nos sinais de trânsito. “Estamos usando as redes sociais (whatsapp, twitter, facebook e e-mail), que dão uma resposta imediata, com os internautas podendo participar, dando sugestões e compartilhando o panfleto”, disse o secretário.