Semusb lança Observatório de Violência de João Pessoa nesta quarta
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa lança, nesta quarta-feira (20), no auditório térreo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o Observatório de Violência da Capital. O projeto tem como objetivo mensurar e analisar os diferentes tipos de violência registrados na cidade para subsidiar programas e políticas públicas de enfrentamento ao problema.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana Municipal, Geraldo Amorim, idealizador do projeto, o Observatório será importante para a atuação da Guarda Civil Municipal quanto ao planejamento de ações preventivas de combate à violência e também para auxiliar a Segurança Pública Estadual.
“A Guarda Civil Municipal está trabalhando a prevenção e se depara com situações de violência na orla, nas ruas. Então, nós precisamos de pessoas capacitadas para analisar essas ocorrências para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho de prevenção. Além disso, as informações coletadas no Observatório contribuirão para os outros órgãos ligados à Segurança Pública para traçar ações de enfrentamento à violência”, explicou o secretário.
A coordenadora do Observatório e doutora em Sociologia, Anna Christina Farias de Carvalho, adiantou que entre as ações do projeto estão as análises do perfil dos agressores e das vítimas, mensurando, além de casos de violência física, as agressões de cunho moral e psicológico.
“O nosso intuito é analisar a questão dos diversos tipos de violência no município de João Pessoa e esse encontro transdisciplinar discute a criação e funcionamento do Observatório e também como as nossas análises e pesquisas poderão ser aproveitadas para o subsídio de políticas de enfrentamento à violência”, acrescentou a pesquisadora.
O evento será realizado a partir das 9h, na Estação Cabo Branco, e contará com a presença de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representantes da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, Organizações Não-Governamentais (Ongs) que trabalham com ações de enfrentamento à violência doméstica e de gênero, conselheiros tutelares, entre outras entidades.
Confira a programação
– 9h – Abertura
– 9h30 – Mesa redonda com o tema “Sociedade e Violências” (professora Drª Zélia Monteiro Bora, Drª Nazaré Zenáide (UFPB), Secretário de Segurança Estadual, Cláudio Lima, professora Drª Anna Chiristina Farias (Semusb)
– 11h30 – Palestra “Importância da criação do Observatório de Violências” (Profº Drº Arioswaldo Diniz (UFPB))
– 12h – Debate entre os participantes e o público
– 13h – Encerramento