Abertas inscrições para terceira turma de teatro da Estação Cabo Branco
Estão abertas as inscrições para a terceira turma de teatro do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. As inscrições são gratuitas e realizadas na recepção do prédio administrativo, de terça a sexta-feira, das 9h até 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h. A idade limite para começar o curso é a partir dos 16 anos.
O curso será ministrado pelo professor, ator e diretor Flávio Melo, e tem início no dia 5 de setembro, sempre nas terças e quintas-feiras, das 19h até 21h. A previsão para terminar as aulas é janeiro de 2015, com a montagem de um espetáculo criado pelo professor e participantes.
No curso, os alunos irão ter noção de improvisação, participarão de dinâmicas em grupo, dicção, exercício de respiração, voz, equilíbrio corporal, além de pequenas encenações com aproximações de temas da realidade. “Trabalharemos com textos, com a psicologia e coisas que ajudem a pessoa se reconhecer enquanto indivíduo, conhecer suas angústias, seus desejos, seus pontos fortes e fracos, seus arquétipos”, explicou o professor.
O professor – Luiz Flávio Lima de Melo é ator, diretor, arte-educador e iluminador, graduado em Educação Artística pela Faculdade Marcelo Tupynambá, em São Paulo. No teatro, atuou como ator nos espetáculos ‘O Divino Calvário de Marcos Pinto (2011)’; ‘Os Sete Mares de Antônio (2012)’, de Tarcísio Pereira; ‘No Amanhecer da Noite (2003)’, de Flávio Melo, entre outros.
Dirigiu os espetáculos Valsa N° 6 (1991), Ratos de Esgotos (1992), Prêt-à-Portêr (1998), As Meninas (2009), Fragmentos de um Sol Quente (2012), Álbum de Família (2013) e Baal (Em montagem). No cinema atuou como ator nos filmes Escravos de Jó (Daniel Araújo); O Plano do Cachorro, de Arthur Lins e Ely Marques; e Água Barrenta, de Thiago Penna.
NAC – O Núcleo de Artes Cênicas surgiu no ano de 2011, dentro do setor de programas e atividades da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A estreia aconteceu em 2012 com a montagem do espetáculo ‘Fragmentos do sol quente’, uma livre adaptação do painel ‘No Reinado do Sol’, do artista plástico paraibano Flávio Tavares, que está exposto no hall de entrada da Estação. “Até hoje o espetáculo continua fazendo sucesso e sendo convidado para apresentações”, comentou o diretor Flávio Melo.
A segunda turma do curso de teatro participou em 2013 da ‘Semana Zé Lins’, com a montagem ‘Mistérios da Pedra Bonita’, dirigido por Flávio Melo. O mesmo grupo produziu o espetáculo impressionista ‘Baal’, de autoria de Bertolt Brech.
Agora em 2014, o NAC ensaia ‘Álbum de Família’, de Nelson Rodrigues, em parceria com Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da PMJP. O espetáculo, segundo Flávio Melo, pretende trazer à tona todas as mazelas sociais. A obra foi escrita em 1946 e passou 20 anos engavetada pela censura militar vigente no país.
A nova turma de teatro irá trabalhar com a montagem do espetáculo ‘450 anos de Shakespeare’, partindo de aspectos da cultura do Nordeste.
SERVIÇO:
CURSO DE TEATRO – Inscrições abertas
Professor: Flávio Melo
Início do curso: 5 de setembro
Horário do curso: terças e quintas-feiras – 19h às 21h
Local: Anfiteatro e Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Inscrição gratuita
Mais informações: 3214.8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Fotos: Divulgação