Prefeitura de João Pessoa discute políticas públicas para o movimento LGBT
O Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) foi marcado por debates sobre a participação social das mulheres lésbicas e bissexuais em João Pessoa. O evento aconteceu durante esta tarde na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Paraíba (Sinttel-PB). Dentro da programação, neste sábado (30), acontecerá um debate sobre a “Assistência Social em João Pessoa à população LGBT”, às 9h, na Casa do Movimento LGBT, no Centro da Capital.
Janaína Oliveira, presidente da Comissão Nacional de Combate à Discriminação à População LGBT, que veio especialmente para João Pessoa palestrar no evento, afirmou em seu discurso que é muito importante se discutir políticas públicas, já que os estados do Norte e Nordeste lideram em casos de estupro corretivo. “Infelizmente as pessoas ainda acreditam que desta forma vão mudar a opção sexual de alguém. Lamentavelmente esse tipo de violência é praticado, muitas vezes, por parentes próximos, como pai e irmão. Portanto, ações como essa é fundamental para elaboração de política pública para as lésbicas e bissexuais”, avaliou.
A coordenadora geral da Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, Socorro Pimentel, ressaltou a importância da criação do Conselho Municipal LGBT. “A vinda da presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação à População LGBT ressalta a importância da luta pelo fim do preconceito e da violência contra as mulheres lésbicas e bissexuais. É preciso fazer a inclusão desta população na sociedade e no processo de tomada de decisões relevantes para o País”, declarou.
Janaína Oliveira fará o relato do encontro em Brasília, com as integrantes dos Conselhos de Mulheres e LGBT, e com as ministras Ideli Salvatti (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres).
A ação é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), com participação do Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ) e de outras secretarias da PMJP.
Roda de Debate – Neste sábado (30), Janaína Oliveira será a mediadora da “Roda de Debate: Assistência Social em João Pessoa à População LGBT”, encerrando a sua participação na semana da “Afirmação e Cidadania das Mulheres Lésbicas e Bissexuais de João Pessoa”. Participarão como facilitadores o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Roberto Maia, e a assistente social e pesquisadora da Cunhã Coletivo Feminista, Jéssica Batista.
Sobre o Dia – No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que foi criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicado à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), ocorrido em 1996. Em João Pessoa, a data foi reconhecida em 2013 com a aprovação do Projeto de Lei 396/2013.
Programação:
Sábado (30)
9h – Roda de diálogo: Assistência Social em João Pessoa à população LGBT
Local: Casa do Movimento LGBT (na frente do Colégio IE)
Facilitadores: Roberto Maia (assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social) e Jéssica Batista (assistência social e pesquisadora do Cunhã Coletivo Feminista)
Mediadora: Janaína Oliveira (presidente da Comissão Nacional de Combate à Discriminação à População LGBT)
16h – Festa LésBi
Shows da cantora Renata Arruda e do Grupo de Tambores da Lua (Sabadinho Bom)
-Apresentação cultural do grupo de teatro do Centro de Referência da Mulher.