João Pessoa sedia Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
João Pessoa sedia nesta quinta (4) e sexta-feira (5), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pelo Fórum Paraibano de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP).
O Seminário, que apresenta como tema “Inclusão, uma questão de oportunidade”, é aberto ao público e os interessados podem fazer inscrição gratuita pelo site: www.fiepb.com.br/seminarioempregabilidade
O Sine-JP, que está apoiando o evento, divulga semanalmente, entre suas vagas de emprego, oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência. “Procuramos estimular que os empregadores cumpram a Lei das Cotas e fazemos a intermediação dando destaque para as vagas em nossa divulgação semanal. A inclusão da pessoa com deficiência é sem dúvidas, uma das maiores preocupações do prefeito Luciano Cartaxo”, afirmou Adênio Neto, coordenador do Sine-JP.
O secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, contou que o Banco Cidadão, que está ligado à Secretaria assim como o Sine-JP, também oferece oportunidade para as pessoas com deficiência, através da linha de crédito “Superação”. “É mais uma forma de incluir essas pessoas no mercado de trabalho, só que nesse caso, dando a chance de montar ou ampliar seu próprio negócio”, avaliou Diego Tavares.
Programação – A palestra de abertura será “Protagonismo econômico da pessoa com deficiência como resultado da responsabilidade do estado, empresa e sociedade”, ministrada por Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal e PhD em Direito Público.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai apresentar palestra sobre o papel da Previdência Social junto às pessoas com deficiência, ministrada pela assistente social, Raquel Alvarenga, e a perita médica, Luciana Gadelha. A programação inclui também, cases de sucesso de empresas que cumpriram a Lei de Cotas, palestras sobre empregabilidade da pessoa com deficiência e debates.
A Fecomércio, Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Ministério do Trabalho e Emprego também participarão das palestras. A, diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sônia Queiroz, vai falar sobre a qualificação profissional da pessoa com deficiência.
Já o empresário, professor e artista plástico Gonçalo Borges, que produz arte pintado com os pés e a boca, falará sobre o sucesso do empreendedorismo entre pessoas com deficiência e a superação de limites.
Encerrando as atividades, haverá ainda uma palestra com a auditora fiscal do trabalho Rachel Mendes Pereira da Silva, que tratará sobre Lei de Cotas.