Semusb apresenta Cartilha da Ronda Escolar em Mandacaru

Por - em 1196

LançamentoCartilhaRondaEscolar_FotoGilbertoFirmino (106)A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) fez o lançamento, na manhã desta sexta-feira (12), da Cartilha da Ronda Escolar, na Escola Violeta Formiga, em Mandacaru. Com ilustrações que mostram o cotidiano dos alunos e em linguagem simples, o material esclarece aos estudantes, educadores e a comunidade o trabalho que a Guarda Civil realiza em 20 escolas da Rede Municipal da Cidade.

A Cartilha foi apresentada à comunidade escolar e à população pelos próprios guardas municipais, que idealizaram e atuam no projeto desde o ano passado. O secretário de Segurança Municipal, Geraldo Amorim, falou sobre a parceria entre a Semusb e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) para a prevenção da violência nas escolas e na comunidade onde as instituições estão localizadas. Ele lembrou ainda a importância da participação dos familiares dos alunos e dos moradores para o desenvolvimento de outros projetos na educação, que promovam a cidadania.

“Sabemos que a escola é a ‘porta de entrada’ para qualquer projeto na comunidade. Então, nós preparamos a Guarda Municipal para atuar na escola e também no ambiente onde ela está inserida, para ajudarmos a construir essa cultura de paz. Agora, isso só é possível se contarmos com a participação dos alunos e também dos pais, que devem acompanhar a vida escolar dos filhos”, reforçou.LançamentoCartilhaRondaEscolar_FotoGilbertoFirmino (111)

Já a coordenadora da Ronda Escolar, Mayrilane Leite, destacou o trabalho de auxílio dos guardas junto aos educadores, quanto às orientações de prevenção à violência e promoção da cidadania. “Nos também realizamos palestras  e campanhas educativas para que os conhecimentos de cidadania e de cultivo da paz possam se propagar de maneira mais eficaz”, acrescentou.

A diretora da Escola Violeta Formiga, Elizabete Brasilino, agradeceu aos guardas que estão diariamente na unidade de ensino, colaborando com o trabalho dos professores e, participando ativamente da vida dos mais de 400 alunos da instituição.

“Estou à frente desta escola há oito anos e do ano passado para cá a gente tem sentido essa melhora do comportamento dos alunos no ambiente escolar e no entorno da escola. Muita coisa que acontecia aqui não vinha de dentro da escola, mas de pessoas de fora. A participação dos guardas no nosso dia a dia, conversando com os alunos, se aproximando da comunidade, melhorou muito essa situação”, disse a diretora.

As escolas que recebem a Ronda Escolar foram escolhidas conforme uma análise feita pela Semusb e Secretaria de Educação nas principais unidades da Rede Municipal. “Para ter segurança nas escolas nós precisamos de um trabalho preventivo e não uma disciplina opressora. Queremos um método de disciplina participativo, seja na vivência do aluno ou na comunidade, e nesse sentido a Guarda Municipal tem nos apoiado”, elogiou o secretário de Educação da Capital, Luiz Júnior.

LançamentoCartilhaRondaEscolar_FotoGilbertoFirmino (116)População aprova – O estudante Artur Ferreira, de 11 anos, foi um dos alunos contemplados com um dos 10 mil exemplares da Cartilha da Ronda Escolar, que será entregue nas 20 escolas atendidas pela ronda da Guarda Municipal. Acostumado a ver os guardas todos os dias na escola, o menino disse ter uma relação de amizade com as equipes. “Eles sempre vêm para cá e conversam com a gente. Vêm à nossa sala e também na hora do recreio”, disse.

A guarda municipal que coordena uma das equipes da ronda, Ineide Tavares, disse que os guardas se aproximam das crianças de maneira amistosa e essa parceria tem dado certo quanto à prevenção de atos de violência e resolução de conflitos no ambiente escolar.

“Nós sempre trabalhamos com o diálogo, seja com os professores, diretores, alunos ou pais. Essa relação de confiança é importante e ajuda muito no nosso trabalho, que é evitar que a violência chegue à escola”, disse Ineide Tavares.

Para a dona de casa Ozimária da Silva, que tem um filho matriculado na escola Violeta Formiga, a presença da Guarda Municipal no ambiente escolar deixa os pais tranquilos em relação à convivência das crianças na unidade de ensino. “O trabalho deles é muito importante e traz mais segurança para a gente e ajuda também na orientação dos meninos para não se envolverem com certas amizades, no respeito com os professores e os colegas”, lembrou a mãe.