Procon-JP apreende alimentos vencidos em supermercado da Capital

Por - em 520

Mais um supermercado foi autuado e teve mercadorias apreendidas nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), dentro da Operação Dia do CDC, que já visitou cinco supermercados da Capital. Até o momento, três estabelecimentos tiveram produtos apreendidos devido à comercialização fora do prazo de validade.

No Bemais Supermercados de Cruz das Armas foram confiscados nesta segunda-feira, molhos para tempero de várias marcas, ovomaltine, queijos provolone e do reino, alho triturado e em pasta, caldos de galinha e de carne, pimenta de cheiro, sal, farinha de arroz e goiabada cristalizada.

Casos se repetem – Na semana passada, duas unidades do estabelecimento Menor Preço, na Torre e Bairro dos Estados, tiveram mercadorias apreendidas, a exemplo de carne, queijo, produtos de padaria e iogurtes, devido às datas de validade vencida. O Procon-JP recebeu denúncias de que supermercados da cidade estariam vendendo carne estragada, o que foi confirmado pelos fiscais da Secretaria.

“Não se trata apenas de mercadorias com data de validade vencida. Se trata também da saúde das pessoas. Se um consumidor ingere alimentos estragados pode sofrer sérias complicações no corpo, comprometendo sua saúde. Se for idoso ou criança, então, o caso pode se agravar e levar até à morte”, informou o secretário Helton Renê, alertando para que o consumidor fique atento às datas especificadas nos produtos.

Segundo o secretário do Procon-JP, a direção de todos os estabelecimentos autuados terá 10 dias, a partir da data da notificação, para procederem à defesa.