Setur alerta sobre combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Por - em 529

Dando continuidade ao trabalho de fiscalização aos meios de hospedagem, A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou esta semana mais uma etapa de visitas em 25 hoteis e pousadas da Capital, localizados nas praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra.setur_fiscalização meios_de_hospedagem (1)

Os técnicos da Setur visitaram os meios de hospedagem distribuindo material informativo, cartazes e o código de conduta do turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba, cujos exemplares são de propriedade dos estabelecimentos, mas podem ser consultados pelos hospedes e devem ser expostos em local visível.

O objetivo da fiscalização é orientar os proprietários com relação ao cumprimento da Lei Federal 11.577/07, que trata do trabalho preventivo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e a importância da existência do termo de registro de acompanhamento de criança e adolescente.

O trabalho também visa alertar gerentes e funcionários para, em caso de desconfiança de prática de exploração sexual de criança e adolescente, ou mesmo de adultos, recorrerem aos conselhos tutelares da região, assim como acionar o Disque 100 ou a Policia Militar, pelo número 190.

“A fiscalização que a Setur promove, nos meios de hospedagem, em combate à exploração sexual e infantil, é uma atividade rotineira da gestão, e mostra a nossa luta e o compromisso de propiciarmos um turismo sadio e familiar”, ressaltou o secretário de Turismo, Bruno Farias.

setur_fiscalização meios_de_hospedagem (4)Ação educativa – As fiscalizações continuarão e têm caráter meramente educativa e preventiva, no entanto, em caso de não cumprimento da Lei 11.577/07 o Ministério Público pode ser acionado para tomará as medidas cabíveis na forma da lei.

Desde o início do ano já foram visitados 62 locais, sendo 50 na orla e 12 no Centro da cidade.

Denuncie – A exploração sexual e tráfico de crianças e adolescente é crime previsto na Lei Federal nº 11.577/2007. As denúncias podem ser feitas através dos telefones:

Dique 100 Nacional: 100

Centro Integrado de Operações Policiais – (Ciop): 190

Delegacia Geral da Polícia: (83) 3213.9017

Curadoria da Infância e Juventude (João Pessoa): (83) 2107.6110

Procuradoria Regional do Trabalho (João Pessoa): (83) 3612.3127

Delegacia de Apoio do Turista (Deatur): (83) 3214-8022