Quatro exposições estão em cartaz no fim de semana na Estação Cabo Branco

Por - em 602

DSCN1242Uma opção de lazer para o final de semana é visitar as quatro exposições que estão abertas, gratuitamente, na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano. A casa funciona de terça à sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados das 10h às 21h. Entrada gratuita.

No segundo pavimento da Torre Mirante, o visitante pode conferir “Rubem Grilo – Xilogravura” até o dia 16 de novembro. A mostra tem curadoria do próprio artista que é um dos mais importantes xilogravadores brasileiros vivos.

A exposição é um passeio pelos trabalhos realizados nos últimos 30 anos, com foco na produção realizada desde 2005. Apresenta 161 obras: 123 xilogravuras em diferentes formatos, seis matrizes e 32 trabalhos realizados com colagens e desenhos.

Os desenhos e colagens, realizados entre 2009 a 2014, reúnem importante vertente do trabalho de Rubem Grilo presente na exposição. A mudança de tratamento e de visualidade, bem como o diálogo entre diferentes mídias, estabelecido pela síntese gráfica no pensamento da imagem, motivam o espectador a estabelecer sua própria leitura do universo visual criado pelo artista.

estacao_cabobranco_exposicao_ (7)Outra exposição individual é “Gretas”, instalada também no segundo pavimento da Torre Mirante. Nela, o artista faz um mix de dois momentos de sua criação. O primeiro em que conta a apresentação à coleção “Transposições de uma Partilha”, projeto artístico de pinturas que conquistou repercussão nacional e se tornou um marco na luta pela transposição das águas do Rio São Francisco, e o segundo momento da exposição apresenta pinturas de série “Lugares Subversivos”.

A terceira exposição se chama “Uns – Gravadores Cearenses”, que está no primeiro pavimento da Torre Mirante. A mostra foi organizada pelo artista plástico Nauer Spíndola, sendo composta por 70 trabalhos em pequenos formatos, com o objetivo de apresentar o panorama criativo das artes plásticas do Estado do Ceará.

Participam da coletiva os artistas: Abelardo Brandão, Celestino Ramalho, Francisco Bandeira, Marcelo Silva, Nauer Spíndola, Núbia Agustinha, Sérgio Lima, André Spínola, Diego Sann, Gérson Ipirajá, Marina Soares, Nonato Araújo, Olga Mota e Túlio Paracampos.

Na Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco, o visitante poderá conferir a exposição “Deusas Gregas”, da artista plástica Lili Brasileiro. A exposição é fruto de pesquisas que a artista vem realizando sobre a mitologia grega, desde a época da sua pós-graduação em Arte Terapia, em que procurava semelhança dos mitos gregos com os homens e mulheres da atualidade.estacao_cabobranco_exposicao_ (1)

Em “Deusas Gregas” o visitante vai encontrar 110 peças. Entre elas um painel de 12 metros com seis telas pintadas em acrílico sobre tela, peças em porcelana, pequenos quadros em cerâmica pintada no forno, e uma instalação em sombrinhas, com desenhos das mulheres do Olimpo, junto com outras deusas, em que aparece em formato de um quebra cabeça com as deusas.

Serviço:
Exposições

Rubem Grilo – Xilogravura: até 16 de novembro
Gretas: até 5 de outubro
Uns – Gravuras Cearenses: até 21 de setembro
Deusas Gregas: até 5 de outubro de 2014
Local: Estação Cabo Branco e Estação das Artes
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita
Fones: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco