Dimas Lucena lança novo livro de crônicas na Estação das Artes

Por - em 531

O cotidiano, a vida e o viver são algumas reflexões que podem ser encontradas no livro “Pensatas do Cotidiano: Ideias, Valores e Ideias”, de autoria do professor Dimas Lucena, que será lançado oficialmente neste sábado (1º), às 19h, no miniauditório da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O lançamento contará com a presença especial do humorista Cristovam Tadeu.

“Pensatas do Cotidiano” recebeu o selo da Editora Ideia e foi concluído em julho deste ano. A obra consta de crônicas e pensamentos que buscam refletir a vida e o viver. As crônicas abordam temas que vão da educação, psicologia, política e poder até aspectos como ciúmes e invejas. “Traz reflexões críticas, algumas poéticas, sobre a condição humana na dimensão do cotidiano”, comentou Dimas Lucena.

Na opinião do professor Edmundo Gaudêncio, que escreve o prefácio da obra, o livro contém inúmeras obras-primas sob a forma de pensatas, que vão da filosofia à pedagogia, passando pela arte, política e sociologia.

Quando questionado sobre sua relação com a crônica o professor Dimas Lucena respondeu que sempre valorizou a categoria do cotidiano e considera de fundamental importância a reflexão teórica para a vida, ligar o teórico ao fazer cotidiano das pessoas. “Assim, para mim, é essencial um olhar crítico sobre o mundo que nos cerca: a política, o amor, a inveja, o ódio, o poder. O necessário olhar crítico não impede o perfume poético”, comentou o professor Dimas.

Sobre a crônica no Brasil, Dimas Lucena, disse que o gênero se consolidou no país e tem origem no século XIX com o olhar crítico e profundo de Machado de Assis. Pelo “buraco da fechadura”, diz Dimas, com a sua retina, o cronista pensa o cotidiano nas suas múltiplas possibilidades e existências.

Sobre o autor – Dimas Lucena é doutor e mestre em Educação, psicólogo, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor de vários ensaios acadêmicos, entre os quais: “Pedagogia da Leitura e Cibercultura: Elos Pedagógicos”, “O Professor, o Adolescente e a Leitura”, “O Fenômeno da Ideologia e o Movimento Sindical: uma Práxis de Educação Popular”, “Pedagogia da Sexualidade: reflexões sobre o viver”, “Relação Professor-Aluno: (re) pensando o Processo Ensino-Aprendizagem”. Livros já publicados: “Eu Canto. Eu Conto”, “Pedaços”, “Psicologia na Educação: um Referencial para Professores.” (coletivo), “Múltiplos saberes em Educação” (coletivo), “Temas Contemporâneos em Educação” (coletivo), “Alquimia da Emoção e da Razão: escritos poéticos e pedagógicos” e “Pedagogia da Leitura: do Conceito à (re) Construção do Leitor”. Além do ensino, trabalha com Pesquisa, Extensão Universitária, Orientação de trabalhos acadêmicos e elaboração de Projetos Educacionais.

SERVIÇO:
Lançamento: “Pensatas do Cotidiano: Ideias, Valores e Ideias”
Autor: Dimas Lucena

Convidado especial: Cristovam Tadeu
Data: Sábado (1º)
Hora: 19h
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco