OPCA faz balanço do ciclo 2013-2014 e apresenta resultados em evento
Nesta terça-feira (11), a partir das 9h30, mais de 1.700 alunos de 16 escolas municipais de João Pessoa participam do 2º Encontro de Conselheiros do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). O evento, que encerra o Ciclo do OPCA 2013-2014, fazendo um balanço das atividades, apresentando o histórico do projeto e os resultados obtidos, acontece no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
O OPCA é um projeto da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo que dá oportunidade aos alunos de eleger, através de votação, obras e melhorias a serem implantadas em sua escola.
Hildevânio Macedo, secretário executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, explicou que o encontro trará algumas novidades. No ano passado, o evento serviu para apresentar o OPCA aos estudantes e explicar o seu funcionamento. Já este ano, serão mostrados os resultados concretos da ação. “Apresentaremos resultados significativos do que foi alcançado. Das demandas apresentadas, a grande maioria já foi contemplada e/ou executada, ou estão atualmente em execução nas escolas”, afirma.
O secretário lembra que a atual gestão tem se caracterizado pelo diálogo constante com a população e o fortalecimento dos canais de participação, tal como o Orçamento Participativo, e que as escolas têm um papel fundamental nesse processo. “Não há lugar melhor para fortalecer esses diálogos do que a escola e por isso o OPCA é tão importante”, frisa.
Os educadores que participam do projeto também elogiam a iniciativa, reconhecem a importância de ouvir os anseios dos alunos e defendem que isso se reflete na autoestima deles, pois se sentem mais valorizados. “É muito importante dar a vez para o aluno falar. É válido que eles possam pedir melhorias e dar suas opiniões”, reforça a diretora adjunta da Escola Municipal Anita Trigueiro, Yolanda Ramalho.
A gestora acredita que mais de 90% dos estudantes que participaram do projeto entenderam a proposta e se tornaram mais conscientes em relação ao próprio papel social. “Eles se sentem importante e entendem que a escola é patrimônio deles também, por isso precisam zelar para que seus irmãos e futuramente seus filhos e netos possam usufruir”.
Alunos participando – Uma prova de que o projeto tem o poder de ajudar a desenvolver uma visão mais crítica e uma postura mais cidadã nas crianças e adolescentes é percebida no discurso dos próprios alunos participantes. O estudante do 8º ano da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, Ronilson Nogueira da Silva, de 14 anos, participou do projeto e acabou se revelando uma liderança no grupo. Ele classifica a experiência como extremamente positiva. “Hoje podemos dizer que temos uma escola melhor, pois estamos reivindicando melhorias para ela. Eu e todos os alunos pudemos opinar sobre as coisas que poderiam ser melhoradas e o que estava faltando”.
O estudante ainda agradeceu a oportunidade de participar do OPCA, pois agora tem uma escola melhor e que as melhorias beneficiarão os futuros alunos. Ronilson destaca que se surpreendeu com a velocidade com que os pleitos foram atendidos e muitas vezes os benefícios foram além do que os alunos pediram. “Tivemos uma boa e rápida resposta, ficamos impressionados e isso incentiva os alunos a participarem cada vez mais”.
A unidade na qual Ronilson estuda foi beneficiada com a pintura de toda a escola, revisão da parte elétrica e a instalação de ar condicionado nas salas que estão voltadas para o nascente.